Cotidiano

Restauração ?chocante? de estátua de Jesus Cristo provoca polêmica

3264.jpg

RIO ? A restauração da cabeça de uma estátua do menino Jesus em uma igreja no Canadá está provocando polêmica. O debate não é religioso, mas artístico. Feita de argila, a peça mais lembra a personagem Maggie, do seriado ?Os Simpsons?, que a figura santa para o cristianismo. Para alguns, a falha provoca risos, mas em outros, indignação.

O caso lembra o do mural Ecce Homo, no santuário Nossa Senhora das Mercês, na Espanha. A estátua foi construída originalmente na metade do século passado para a igreja St. Eugene, em Sudbury, Ontário, no Canadá, mas está há quase uma década nos jardins da igreja Ste. Anne des Pins, na mesma cidade. De acordo com o padre Gérard Lajeunesse, a obra foi alvo de vândalos por diversas vezes e, no último assalto, há cerca de um ano, a cabeça de Jesus foi levada.

A estátua passou meses sem a cabeça. Lajeunesse procurou artistas locais para o restauro, mas como ela deveria ser feita sob medida, o custo era de aproximadamente US$ 7.500, valor alto para a pequena paróquia suburbana. Foi então que uma artista local bateu na porta da igreja. Heather Wise estava caminhando pelos jardins da igreja e se emocionou com o estado da obra.

? Eu fiquei tão triste ? disse Heather, em entrevista ao site local Sudbury.com. ? Fiquei sentida quando vi, porque pensei: ?quem poderia fazer isso??. Então eu disse: ?sou uma artista, eu gostaria de consertá-la?.

Ela aprendeu a esculpir durante a faculdade, mas nunca havia trabalhado com pedra. Então, escolheu a argila como material de trabalho.

? Eu bati na porta, conversei com o padre e nós trabalhamos juntos ? disse Heather. ? Fazer a estátua do menino Jesus para uma igreja é como uma honra em toda a minha carreira artística.

A nova cabeça foi colocada na estátua há cerca de duas semanas, e vem provocando polêmica. À rádio Canadian Broadcasting Corporation, o padre Lajeunesse afirmou que os fiéis expressaram surpresa e desapontamento com o resultado, mas não desanima.

? É uma primeira tentativa. E espero que quando estiver terminada ela agrade a todos ? disse Lajeunesse. ? É realmente chocante para os olhos por causa do contraste de cores. Eu não fui treinado para isso no seminário.