Cotidiano

Resposta de Trump a acusações de assédio não convence eleitorado, revela pesquisa

2016 945462422-201610160822444906_AFP.jpg_20161016.jpgWASHINGTON ? As últimas três semanas após o primeiro debate eleitoral com a rival, Hillary Clinton, não tem sido fáceis para Donald Trump, com a divulgação do vídeo com alegações de que ele assediou várias mulheres. No sábado, Cathy Heller, hoje com 63 anos, a nona mulher a vir à público, acusou o candidato republicano de agressão sexual, afirmando que ela a beijou seu consentimento na Flóridam há quase 20 anos.

Mesmo assim, segundo uma pesquisa conjunta do ?Washington Post?/ABC, Hillary está apenas quatro pontos percentuais à frente de Trump. Uma folga pouco significativa, considerando-se a volatilidade que tem marcado estas eleções. A enquete, porém, também revela que Trump está fazendo quase tudo errado nesta fase da corrida eleitoral, sem conseguir fazer crescer o apoio à sua campanha.

Eis os dados:

? 57% dos prováveis eleitores disseram que sua resposta ao vídeo com o escândalo de assédio sexual e comentários agreesivo contra as mulheres não foi sincera. Apenas 40% acreditaram na sinceridade de Trump.

? 52% disseram que seus comentários sobre a gravação não são do tipo de conversa de ?vestiário masculino?, como Trump e seus eleitores vêm dizendo. Apenas 40% acharam que eram.

? Em relação a isso, 68% dizem acreditar que Trump fez avanços sexuais sem consentimento em relação a mulheres, ao passo que apenas 14% dizem que não. Portanto, claramente, as pessoas na pesquisa acreditam que há uma discrepância entre suas palavras e seu comportamento.

? 57% consideraram inapropriado que Trump dissesse que mandaria prender Hillary Clinton se ele fosse presidente, devido ao uso indevido de seus e-mails privados quando era secretária de Estado. Apenas 41% concordaram com o candidato republicano.

? 62% disseram que as acusações de má conduta sexual do marido de Hillary não são uma questão desta campanha eleitoral, apesar das crescentes críticas de Trump. Apensa 35% acharam que sim.

? Da mesma forma, colocando de lado o papel de sua mulher na questão, 67% disseram que o tratamento de Bill Clinton em relação às mulheres não é uma questão legítima desta campanha eleitoral. Apenas 31% acharam que sim.

Trump vem insistindo nas últimas semanas que seus comentários sobre as mulheres que vazaram foram apenas ?conversa de vestuário masculino?, tentando dirimir as acusações contra ele por um número crescente de mulheres e tentando convencer que as atitudes de Bill Clinton foram piores do que as suas.

O problema é que, como mostra a pesquisa, a maioria dos eleitores não está concorcando com ele.