Cotidiano

Responsabilidade: Maripá populariza Código de Postura

O setor de Tesouraria da Prefeitura de Maripá, responsável pela área de fiscalização, tem recebido diversas denúncias de descumprimento do Código de Postura Municipal, que estabelece uma série de responsabilidades para a população.

Uma das denúncias é a queima de lixo, galhos e folhas na área urbana da cidade, que produz grande volume de fumaça, gerando incômodo para a vizinhança. “É importante que a população se conscientize de que queimar o lixo não é solução. A fumaça produzida por esses resíduos são altamente prejudiciais não só para o meio ambiente, mas também para a nossa saúde”, explica o engenheiro florestal, Max Roger Rudtke.

Outras duas situações recorrentes são o despejo de galhos nas vias públicas fora das datas pré-estabelecidas para coleta, e de entulho sem que seja feita a solicitação à secretaria para que seja recolhido.

Segundo o secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos Orlando Binsfeld, a coleta de galhos segue um calendário anual pré-definido. Já o entulho é recolhido sempre que o cidadão requer o serviço através de protocolo na prefeitura. “Este ano distribuímos um adesivo com as datas de coleta de galhos durante o ano em cada residência e comércio para que a população esteja ciente das datas”, destaca.

A próxima coleta começa nesta segunda-feira (24) e segue até o dia 5 de maio. “Durante esse período, as pessoas podem fazer a poda de árvores e outros serviços que gerem lixo sólido, que estaremos recolhendo. Se todos colaborarem, teremos nossa cidade sempre limpa e organizada”, orienta o secretário.

O descumprimento do Código de Postura e das datas pré-estabelecidas podem gerar multa. Denúncias também podem ser feitas de forma sigilosa por meio de protocolo, na prefeitura. “É sempre importante que o cidadão tenha o hábito de denunciar, pois somente assim conseguiremos controlar esse tipo de crime que faz mal, inclusive, para a saúde da própria população”, ressalta a fiscal fazendária, Eliane Cristina Jorge.