Saúde

Respiradores fabricados pela Marinha e USP beneficiam pacientes de Manaus

Além do apoio técnico e das montagens dos equipamentos, militares fazem o apoio logístico do transporte terrestre dos aparelhos

Respiradores fabricados pela Marinha e USP beneficiam pacientes de Manaus

O Centro Tecnológico da Marinha e a USP (Universidade de São Paulo) unem esforços na fabricação de ventiladores de suporte respiratório emergencial para pacientes de covid-19. Denominados Inspire, 40 unidades desses foram entregues em Manaus, no Amazonas, e cinco unidades em Ribeirão Preto, em São Paulo. A fabricação do equipamento é feita desde julho de 2020.

O Inspire foi projetado e desenvolvido por pesquisadores da Poli-USP (Escola Politécnica da USP). O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, sob coordenação do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, é responsável pelo apoio técnico, produção e montagem dos equipamentos. Equipe do Corpo de Engenheiros da Marinha e de militares especializados estão exclusivamente dedicados ao projeto.

As atividades da equipe técnica da Marinha consistem na montagem do equipamento Inspire, testes de funcionamento, testes finais em um simulador de pulmão mecânico, geração de práticas operacionais e implantação do sistema de gestão da qualidade. Todas seguindo as práticas de montagem e em conformidade às normas vigentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Além do apoio técnico e das montagens dos equipamentos Inspire, a Marinha faz o apoio logístico do transporte terrestre dos aparelhos do Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo, até o aeroporto de Guarulhos. Em Manaus, a Força Naval, por meio do Centro de Intendência da Marinha em Manaus, é responsável por coletar, armazenar e, posteriormente, distribuir os equipamentos às unidades de saúde.

Fonte: Gov.br