Cotidiano

Residências que formam famílias

 

Mais que cama, comida e roupa lavada, dignidade! É isso o que oferecem duas casas em Cascavel a pessoas que, com histórias sofridas, formam uma nova família.

Chamadas de residências inclusivas, as moradias estão vinculadas à Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Suas (Sistema Único de Assistência Social) e têm as 20 vagas preenchidas. “Atendemos pessoas que não têm família ou que a família não tem condições de atender suas necessidades. A maioria é cadeirante e depende da equipe para sair da cama, tomar banho e se alimentar”, diz a coordenadora Ariadyne Apolinário Velho.

O encaminhamento às residências é feito pelo Creas (Centro de Referência em Assistência Social), após triagem. O serviço é gratuito e o tempo de permanência depende de cada acolhido.

“Desde que assumimos a coordenação, foi identificado um maior número de pessoas e poucas têm perspectiva de sair daqui”, explica Adriadyne.

Independente do tempo de permanência no serviço, a equipe tem a preocupação de fazer com que os acolhidos se sintam bem, com carinho, atenção e afeto.

“É um lugar muito bom, nunca me falta nada”, diz Roberto da Silva, 59 anos. Ele tem limitações da visão e foi acolhido porque seu único irmão é idoso e não tem condições de ajudá-lo.

Recomeço

Juscelino Rodrigues de Bastos, 35 anos, está há três meses na residência no Bairro Neva. Sem condições de se manter no trabalho por conta do vício com a bebida, ele foi socorrido. Após amputar uma perna, agora ele se adapta à cadeira de rodas: “Eu sinto que é a minha casa, temos apoio e liberdade e conversamos com todos que chegam aqui para que se sintam bem recebidos”.

Colecionador

Valdemir da Silva, 40 anos, é tetraplégico e, sem notícia de qualquer familiar, vive desde 2014 na residência. Na parede ao lado da cama, ele exibe com orgulho a coleção com quase 30 bonés: “Posso escolher um para cada dia”, brinca.

Com uma cadeira motorizada, hoje tem liberdade para passeios pela rua e segue as regras da equipe.

A Residência Inclusiva I fica na Rua Salgado Filho, 1.999, Centro, e a Residência II na Rua Cassiano Jorge Fernandes, 2.008, no Bairro Neva.