Cotidiano

Residência inclusiva

Um espaço considerado mais amplo, adequado e justo. É assim que foi definida na tarde de ontem pelo secretário de Assistência Social, a nova residência inclusiva masculina inaugurada no Bairro Neva, como parte das ações alusivas aos 66 anos de Cascavel. Representando o prefeito Leonaldo Paranhos no ato, Hudson Moreschi Júnior ressaltou que "lutamos tanto pelas pessoas com deficiência, como pelas pessoas em situação de rua, pelos idosos, pelas crianças, enfim, por todas as pessoas em maior vulnerabilidade social, unidos para que cada vez possamos ampliar nosso atendimento".

A Residência Inclusiva masculina estava localizada no Bairro Tropical e agora funciona na Rua Cassiano Jorge Fernandes, 2008, em imóvel locado, com melhores condições de oferecer acolhimento digno a homens na faixa etária de 18 a 59 anos, com deficiência, e que não dispõem de condições de autossustentabilidade e estão com vínculos familiares rompidos. Na Rua Salgado Filho, no Centro da cidade, a segunda Residência Inclusiva do Município atende apenas mulheres, divisão que segundo a coordenadora do serviço, Aryadine Apolinário Velho, favorece a privacidade dos acolhidos e o trabalho que é desenvolvido pela equipe com os grupos na coletividade.

Valorização

Maria Tereza Chaves, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, reforçou a ideia de se valorizar esses espaços e disse que além da residência estar muito mais acolhedora e em melhores condições de atendimento, o trabalho tem priorizado a convivência com a comunidade.

De acordo com o secretário Hudson Moreschi Júnior, a nova residência, locada, trata-se de uma moradia muito mais ampla, adequada. Ele diz que a equipe que trabalha no local faz um trabalho de qualidade. “É um trabalho fantástico. Espero que a piscina aqui existente possa, futuramente, ser destinada a terapias com pessoas acolhidas para qualificar ainda mais o nosso trabalho", estimou.