Cotidiano

Requerimento convoca secretário a prestar explicações sobre escola

Votação acontece nesta terça-feira na Câmara Municipal de Cascavel

Cascavel – Será votado hoje na Câmara de Vereadores um requerimento de autoria do vereador Paulo Porto, que convoca o secretário de Educação de Cascavel, Valdecir Nath, a prestar explicações na sede do Legislativo sobre o caso que envolve a Escola Municipal Professora Gladis Maria Tibola, localizada no Centro.

Há praticamente dois anos, professores, pais e alunos da unidade aguardam a construção da nova escola em substituição à antiga unidade que hoje se encontra condenada. O estabelecimento hoje funciona em espaço improvisado, do qual a comunidade escolar aponta várias questões inadequadas a pratica educacional.

Recentemente, o prefeito Edgar Bueno anunciou que o local onde seria construída a escola abrigará as sedes de Delegacia Cidadã, Instituto Médico Legal e Polícia Federal.

Para Porto, é fundamental que o secretário preste esclarecimentos públicos e esclareça dúvidas que permanecem. Na sessão de segunda-feira (30), o vereador leu uma carta aberta redigida pela comunidade escolar à sociedade cascavelense.

“Nosso mandato se solidariza com a luta da comunidade da Escola Gladis Tibola e compartilha do estranhamento dessa decisão monocrática. É inaceitável tal medida, anunciada de forma arbitrária e sem transparência, à revelia de qualquer consulta com a comunidade escolar. Entre a construção de uma escola e uma cadeia, sempre devemos priorizar a primeira opção”, destaca.

O vereador Pedro Martendal, que integra a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara, também se pronunciou sobre a situação da Escola Gladis Tibola e mostrou solidariedade à diretora da instituição, Ana Paula Koren. A docente disse em entrevista que certamente deve haver muito dinheiro envolvido no caso, já que nem o secretário de Educação tinha conhecimento. Diante da declaração, o Município abriu sindicância para apurar o caso.