Cotidiano

Republicanos atacam Trump após vídeo com falas sexuais sobre mulheres

6360213051476382381448233561_trump women.jpg

WASHINGTON – A mais nova bomba que caiu sobre a campanha de Donald Trump ? um vídeo de 2005 no qual ele faz comentários sexuais explícitos sobre mulheres ? fez os correligionários republicanos se unirem em repúdio e até em esforços para derrubar sua candidatura. Líderes do partido condenaram as falas, nas quais ele se gaba de beijar, apalpar e tentar fazer sexo com mulheres, mesmo casadas. O conteúdo do áudio ? que foi veiculado em um vídeo obtido pelo “Washington Post”? é repleto de palavrões e até referências pornográficas.

Obtida pelo “Washington Post”, a conversa dele com o apresentador Billy Bush, hoje do importante programa “Today” (NBC), mostra ele se gabando de “ser uma estrela” e se lamentando de não ter conseguido levar para a cama uma mulher que “passou a ter peitões falsos”. No áudio, Trump fala com Bush antes de sua participação em um programa. Os dois conversam num ônibus e também no set. Ele menciona que tentara seduzir uma mulher, sem mencionar quem era. Ele já era casado com sua atual mulher, Melania, na ocasião. trump & mulheres

? Dei em cima dela, mas fracassei. Admito. Tentei f*-la. Ela era casada ? se lamenta. ? Dei em cima com tudo. Levei-a para comprar móveis (…) Dei em cima como uma vadia, mas não consegui chegar lá. E ela era casada. De repente, quando a vi, ela passou a ter uns peitões falsos e tudo mais. Mudou completamente.

Em certo ponto, Trump diz que “quando você é uma estrela, te deixam fazer de tudo”.

? Pegar na b*ta. Dá para fazer qualquer coisa.

A direção de seu partido fez críticas. “Nenhuma mulher deve ser descrita nestes termos ou ser alvo de comentários desta maneira. Nunca”, criticou duramente o presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus.

O presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, disse que Trump objetificou as mulheres e, por isso, decidiu abandonar um evento de campanha do candidato no Wisconsin, no sábado.

Figuras de alto escalão no partido, como o ex-candidato presidencial Mitt Romney, atacaram o magnata: “Dar em cima de mulheres casadas? Minimizar agressão? Essas degradações vis diminuem nossas mulheres e filhas e corrompem a imagem dos EUA para o mundo”, criticou pelo Twitter.

O ex-senador Mike Kirk pediu para o partido substitui-lo. O ex-governador do Utah e ex-embaixador Jon Huntsman, disse que “chegou a hora de (Mike) Pence liderar a chapa”, pedindo que o candidato a vice do magnata assuma a função no lugar dele. Huntsman defendera o voto em Trump uma semana antes.

Trump, que durante a campanha criticou Hillary pelas infidelidades do marido, o ex-presidente Bill Clinton, teve um caso público com Marla Maples, que viria a ser sua segunda mulher, quando estava em seu primeiro casamento. Ele foi ainda criticado pela série de comentários durante a campanha depreciativos de mulheres e modelos com as quais trabalhou, e teve vídeos e relatos resgatados de momentos de assédio sexual implícito.

DESCULPA MAL-SUCEDIDA

O magnata emitiu um comunicado no qual se defendeu: “Isto era bobagem de vestiário. Bill Clinton disse coisas muito piores jogando golfe”, disse. “Peço desculpas se alguém se ofendeu.”

Mas as falas chamaram a atenção pelo teor. Em certo ponto o apresentador e ele prestam atenção em uma atriz no set, Arianne Zucker. Eles elogiam as pernas da atriz, antes de Bush elogiar Melania.

? Sua garota é gostosa para c* ? diz Bush, primo de primeiro grau do ex-presidente George W. Bush e sobrinho do também ex-chefe de Estado George H.W. Bush.

? Uou! ? Trump responde. ? Eu tenho que chupar umas balas, caso eu comece a beijá-la. Sou automaticamente atraído pelas bonitas. Começo logo a beijá-la. É como um ímã. Só beijo. Nem espero.

A NBC, emissora da qual Bush faz parte e onde Trump apresentava reality shows como “O aprendiz” e o Miss Universo, não quis comentar. O companheiro de chapa da rival Hillary Clinton, Tim Kaine, disse que o áudio o deixou “enjoado até o estômago”. “Isto é horrível. Não podemos permitir que este homem vire presidente”, escreveu Hillary no Twitter.

“Se essa for a coisa que acabaria lembrada como tendo acabado com sua tentativa da Presidência, o fato de que o declínio veio de uma conversa com o primo de George e Jeb Bush é uma considerável nota de rodapé na História política”, ironizou o repórter Aaron Blake, em matéria explicando a relação de Billy Bush com o magnata.

Bush disse que “obviamente está envergonhado” pelo episódio.

“Não é desculpa, mas isto ocorreu há 11 anos. Eu era mais jovem, menos maduro e agi de forma infantil quando me envolvi na brincadeira. Estou muito arrependido”, disse à revista “Hollywood Reporter”.

O próprio Jeb fez coro: “Não vejo desculpa que possa resolver os comentários repreensíveis degradando as mulheres”, atacou.

ss-130616-miss-usa-10.today-ss-slide-desktop.jpg