Cotidiano

Representantes do Oeste terão que rever regiões metropolitanas

Assessor da Sedu defendeu a integração do Oeste em uma única região metropolitana

Cascavel – Uma queda de braço entre seus representantes na Assembleia Legislativa levou à aprovação, no fim do ano passado, de duas regiões metropolitanas no Oeste paranaense. Foram aprovadas as RMs de Cascavel, com 22 municípios e 500 mil habitantes, e de Toledo, com 18 municípios e 350 mil habitantes.

Fruto de um bairrismo que já deveria estar superado há muito tempo, entretanto, isso precisará ser revisto sob pena de a região retardar ainda mais o processo de metropolização, considerado fundamental diante das necessidades comuns dos municípios que só podem ser atendidas na medida exata mediante o desenvolvimento de ações integradas de desenvolvimento.

“As regiões metropolitanas de Cascavel e Toledo são novas, mas já têm que passar por readequações”, sentenciou o assessor estratégico da Sedu (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano), Álvaro Cabrini.

Ainda segundo Cabrini, é preciso amadurecer a ideia, discutir com a sociedade e achar uma forma e ter talvez uma Região Metropolitana do Oeste, integrando Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu.

“Desta forma, estaremos falando de quase 1,5 milhão de habitantes, o que dá um peso, uma força política muito maior, que sem dúvida representará a vinda de mais recursos e investimentos para cá”, ressaltou Cabrini.