Cotidiano

Reposição de aulas em colégios da rede estadual está na reta final

Foram 74 dias de paralisação das atividades, divididos em dois períodos

Cascavel – Após a greve que durou 74 dias na rede estadual de ensino, os 40 colégios de Cascavel iniciaram a reposição de aulas ainda no mês de junho. Houve dois períodos de paralisação de atividades, sendo que o primeiro durou de fevereiro a março e outro de abril a junho.

Em 13 colégios houve a decisão de uma aula adicional diária, a sexta aula, no entanto, apenas em oito instituições de ensino o ano letivo se encerra em 23 de dezembro.

Já nas demais as aulas seguem até 19 de fevereiro. De acordo com a técnica pedagógica do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel, Silvana Dilger Sondei, a escolha pela sexta aula não significa necessariamente que o ano letivo se encerra neste ano, já que depende do calendário elaborado por cada instituição de ensino, o qual definiu períodos de aula adicional.

No Colégio Marilis Faria Pirotelli, onde não se definiu pela sexta aula e parte dos professores não aderiu ao segundo período de paralisação e dessa forma houve aulas de forma parcial de maio a junho, a reposição aos sábados está praticamente encerrada: dos 14 dias programados, 12 já ocorreram, sendo que também foi usado o período que seria de férias de julho. Os dois dias restantes serão cumpridos em dezembro. Na instituição, as aulas seguem até 23 de dezembro.

Já a reposição no Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira é feita por meio da sexta aula, o que se mantém até 23 de dezembro. Além disso, houve aulas aos sábados durante os meses de junho e julho, mas ainda haverá reposição nos seguintes sábados: 14 e 21 de novembro e 12 de dezembro.

“Os alunos não saíram prejudicados, pois contemplamos todos os conteúdos de preparação de vestibular, por exemplo”, afirma a vice-diretora, Mareli Steinbach.

Os calendários de cada colégio podem ser consultados no site da Secretaria de Estado de Educação, na aba do NRE Cascavel.

(Com informações de Marcelo Machado)