Cotidiano

Renzi pede fim da austeridade após vitória do Brexit

2016 918776252-201606240855285187_AP.jpg_20160624.jpgROMA – O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, pediu o fim das políticas de austeridade na União Europeia (UE), como resposta ao vendaval político provocado pela decisão do Reino Unido de romper com o bloco.

brexit2_2606

?As políticas de austeridade estão tapando o horizonte. Transformaram o futuro em uma ameaça. Reforçaram o medo?, escreveu Renzi em uma coluna de opinião publicada pelo jornal ?Il Sole 24 Ore?.

?Sem crescimento, não há trabalho. Sem investimentos, não há amanhã. Sem flexibilidade (orçamentária), não há comunidade?, afirma no texto Renzi, que na segunda-feira se reunirá em Berlim com a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, François Hollande.

A Itália pede há algum tempo uma flexibilização das regras de responsabilidade orçamentária, defendida pela Alemanha, e uma política de investimentos que propicie o crescimento.

A UE está em crise, ?mas não está acabada?, embora deva ?se renovar?, considera Renzi, que propõe impulsar uma política ?livre de ressentimentos, de procedimentos (burocráticos) e de miopias?.