Cotidiano

Renzi anuncia que deixará governo italiano nesta quarta-feira

ROMA ? O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, renunciará ao seu cargo nesta quarta-feira às 19h do horário local (às 16h no Brasil). O seu pedido de demissão vem antes do prazo esperado, uma vez que o presidente Sergio Mattarella havia pedido que ele postergasse a saída até sexta-feira. O premier aguardava apenas a aprovação da Lei Orçamentária., que recebeu o voto de confiança do Senado nas últimas horas. RENZI 0612

Após propor uma reforma constitucional, que reduziria drasticamente os poderes do Senado, Renzi entrou em uma intensa campanha para que o projeto fosse aprovado em um referendo do último domingo. E chegou até a prometer que renunciaria caso saísse derrotado. No fim, a maioria dos italianos acabou votando pensando em salvar Renzi ou tirá-lo do cargo ? e não no conteúdo em si da reforma. Enquanto muitos se veem desapontados com o governo pelos altos índices de desocupação e pela crise migratória, o premier acabou duramente derrotado, com uase 60% dos votos contra a sua reforma.

No domingo, ainda na apuração das urnas, Renzi anunciou que pediria demissão ainda nesta semana. Após o Conselho de Ministros chegar a um consenso por sua saída, ele foi ao Palácio do Quirinal, sede da Presidência, para comunicar a Mattarella que deixaria o cargo, mas esperaria a votação da Lei Orçamentária.

? Faço isso por senso de responsabilidade e para evitar o exercício provisório do cargo ? disse Renzi após a reunião derradeira com seus ministros, citado pelo ?La Repubblica?.Info referendo Itália

CLIMA DE INCERTEZA

Por enquanto, não se sabe exatamente qual será o destino do governo italiano após a saída do premier, cujo fim do mandato estava previsto apenas para 2018. A hipótese mais provável é a formação de um governo tecnocrático, com um novo líder apoiado pela atual maioria de centro-esquerda do Parlamento. Dentre os nomes mais cotados, estão o Presidente do Senado, Pietro Grasso, e o ministro das Finanças, Pier Carlo Padoan.

Enquanto isso, eufórico com a derrota de Renzi, o Movimento Cinco Estrelas, legenda de oposição com forte discurso populista, já pressiona pela dissolução do Parlamento e eleições antecipadas no prazo mais curto possível. A esperança do grupo, liderado pelo comediante Beppe Grillo, é ver a sua força política ampliada com uma provável candidatura do atual vice-presidente da Câmara de Deputados, Luigi di Maio.

E, mais improvável ainda, mas ainda possível, seria que Renzi recebesse um voto de confiança dos parlamentares – uma possibilidade que o premier aparentemente excluiu ao afirmar, no discurso de derrota, que sua experiência no governo havia chegado ao fim.