Cotidiano

Renúncia é acatada e vice efetivado como novo prefeito

Com a renúncia, o agora ex-prefeito perdeu o direito ao foro privilegiado, o que significa que seu julgamento não será mais no Tribunal de Justiça do Paraná

 

Chopinzinho – Rogério Masetto (PDT) é o novo prefeito de Chopinzinho. Ele foi efetivado ontem no cargo, que ocupava interinamente desde a prisão do titular Leomar Bolzani (PSDB), acusado de ser o mandante do assassinato do procurador do município, Algacir Teixeira de Lima, ocorrido em março do ano passado.

A efetivação ocorreu menos de 24 horas depois de a Câmara de Vereadores ter aceitado o pedido de renúncia de Bolzani, que tomou essa iniciativa por orientação de seu advogado de defesa, Auro Almeida Garcia.

Com a renúncia, o agora ex-prefeito perdeu o direito ao foro privilegiado, o que significa que seu julgamento não será mais no Tribunal de Justiça do Paraná e sim na Comarca de Chopinzinho. “A rapidez no andamento do julgamento é um dos fundamentos da renúncia. Mas, o principal é que ele é daqui, filho de Chopinzinho”, esclareceu a defesa.

TORNOZELEIRA

Desde que passou a cumprir prisão domiciliar, Bolzani está sendo obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica pela qual é monitorado 24 horas por dia pela polícia. Ele não pode sair de casa sem autorização judicial, nem manter contato com parentes do procurador assassinato ou testemunhas do processo.

EXECUÇÃO SUMÁRIA

Segundo o processo, a morte de Algacir Teixeira de Lima ocorreu depois que este denunciou a ação de um grupo criminoso que vinha agindo dentro da Prefeitura de Chopinzinho e que seria chefiado pelo próprio prefeito. O procurador foi executado a tiros quando chegava em casa. Das sete pessoas presas pelo crime, apenas duas (uma mulher e um assessor do prefeito) já tiveram o julgamento marcado (para 29 de junho, em Guarapuava) e as demais aguardam a análise dos recursos apresentados.