Economia

Renda Cidadã: mercado dá alerta, diz secretário

Como reação imediata, os índices da bolsa desabaram, enquanto o dólar subiu

Renda Cidadã: mercado dá alerta, diz secretário

Brasília – O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, afirmou nessa terça-feira (29) que o mercado e os agentes econômicos deram o recado ao reagir negativamente à proposta de usar recursos de precatórios para financiar o Renda Cidadã, novo programa social do governo. Para ele, é preciso olhar essas mensagens, evoluir e mostrar alternativas.

Com a concordância do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes (Economia), foi apresentada na segunda uma proposta para limitar o pagamento de precatórios, o que liberaria recursos para a ampliação do Bolsa Família, rebatizado de Renda Cidadã.

Em outra frente, foi proposto deslocar para o programa social recursos do Fundeb (fundo para a educação), que não contabilizam no teto de gastos.

As duas ideias foram lidas pelo mercado como uma tentativa de calote do governo, associada a um drible no teto de gastos. Como reação imediata, os índices da bolsa desabaram, enquanto o dólar subiu.

“O mercado já deu um alerta… o mercado e agentes econômicos em geral. Teve uma percepção de aumento de risco. Isso é um sinal”, disse o secretário. “Cabe a nós mostrar o que significa isso. A curva de juros subiu por conta disso. Esse aumento de despesa por conta de um programa de transferência de renda não está sendo feito via redução de outra despesa, mas sim uma postergação de pagamento. Isso traz um percepção de risco, isso se reflete nos indicadores, a bolsa caiu”.