Opinião

Renault revela carro-conceito Scénic Vision

A Renault está escrevendo um novo capítulo de sua história com um carro-conceito inovador, precursor e visionário

Renault revela carro-conceito Scénic Vision

 

Durante a cúpula ChangeNOW, em Paris, a Renault revelou seu novo carro-conceito Scénic Vision em estreia mundial. Em linha com os objetivos de seu plano estratégico, este modelo representa os compromissos da Renault em matéria de desenvolvimento sustentável, materializando o plano de descarbonização da marca em todo seu ciclo de vida.

A Renault está escrevendo um novo capítulo de sua história com um carro-conceito inovador, precursor e visionário. Sua aparência externa prefigura o futuro veículo 100% elétrico para a família da gama Renault. O interior e o projeto tecnológico são convites a uma viagem a outra temporalidade, em um futuro onde as tecnologias e inovações servirão a um mundo mais sustentável e com mais respeito pelo meio ambiente.

“Nenhum dos nossos compromissos como empresa será suficiente se não os aplicarmos totalmente em nossos veículos. Por isso, pedi para que as equipes da Renault desenvolvessem o primeiro carro-conceito que representasse plenamente nossa nova estratégia ESG e seus três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão. Nós o chamamos de Scénic Vision. Scénic, que remete ao nosso icônico “carro para viver”, e Vision porque ele corresponde às novas expectativas das pessoas”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group e da marca Renault.

O Scénic Vision inicia uma nova jornada, a de uma mobilidade mais sustentável, segura e inclusiva. Visionário e exploratório, ele concretiza as visões tecnológicas mais avançadas em matéria de descarbonização, representando os três pilares da estratégia de desenvolvimento sustentável do Renault Group: meio ambiente, segurança e inclusão:

O ecodesign e as inovações em matéria de economia circular, ao integrar mais de 70% de materiais reciclados em vários ciclos fechados, sendo 95% reciclável e contribuindo diretamente para a proteção dos recursos naturais.

A motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio, para reduzir o tempo ocioso durante a recarga de energia, diminuindo a pegada de carbono, inclusive da bateria. O Renault Scénic Vision é zero emissão na produção e no uso, diminuindo em 75% sua pegada de carbono em comparação com um carro elétrico convencional.

As tecnologias embarcadas oferecem uma segurança reforçada para o condutor e os passageiros, permitindo reduzir o número de acidentes em até –70%. Devido ao seu projeto, este carro-conceito traduz também a vontade das equipes de criar um carro único, accessível e adaptado a todos.

“O carro-conceito Scénic Vision representa a transformação do plano estratégico Renaulution para uma empresa mais verde e tecnológica, com foco em dados, energia e serviços. Ele abraça os desafios do clima, preservação dos recursos naturais, segurança e saúde de seus usuários e acessibilidade. O modelo abre um novo capítulo no desenvolvimento dos nossos veículos, pensado de forma ecossistêmica desde a concepção até o fim do ciclo de vida. Além de ser um objeto de design, ele representa uma série de objetivos que o Grupo definiu e que serão progressivamente introduzidos nas próximas gerações de veículos”, declarou Cléa Martinet, VP de Sustentabilidade do Renault Group.

Novas perspectivas

Representante do plano estratégico Renaulution e da “Nouvelle Vague” da marca Renault, o carro-conceito Scénic Vision é resultado de um profundo exercício de design, com escolhas estéticas ousadas. Assim, seu design prefigura horizontes temporais diferentes para a gama de veículos Renault. O exterior revela as formas e o estilo de um novo modelo para a família, que será comercializado em 2024, enquanto o design interno é um estudo prospectivo sobre as futuras cabines dos veículos da Renault.

Sua motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio, traduz a vontade da Renault de dar uma resposta para todos os usos, que se insere em uma visão mais distante, para além de 2030. Um design que abre caminho para novas perspectivas, um mundo onde os carros e os seres humanos convergem para os mesmos valores.

 

Fotos: Divulgação