Opinião

Renault comemora o 50º aniversário do Renault 5 no Salão Rétromobile

O Renault 5 foi lançado em 1972, em duas versões: o "L" equipado com motor de 782 cm3 e o "TL", com motor de 956 cm3

Renault comemora o 50º aniversário do Renault 5 no Salão Rétromobile

 

 

Durante todo o ano de 2022, a Renault vai comemorar os 50 anos do Renault 5, um importante aniversário do modelo que marcou a marca, a empresa e até mesmo sua época.

O estande da Renault no Retromobile 2022 é uma homenagem a este carro mítico, sendo totalmente dedicado a ele e planta do espaço remete ao formato do logo do aniversário dos 50 anos do R5.

Em 820 m², os visitantes podem conhecer doze versões históricas do Renault 5, modelos de época da coleção Renault Classic escolhidos a dedo para retratar a história do Renault 5. Da versão “L” de 1972 ao seu descendente de 1990, o Supercinq Baccara.

As provas do automobilismo esportivo sempre fizeram parte da história da Renault e o Renault 5 não é exceção. Suas versões esportivas e de competição contribuíram para que ele atingisse o status de ícone e alguns destes modelos míticos estão em exposição.

Como um diálogo entre o passado e o futuro, o Renault 5 Prototype está em exposição no estande de frente para o Renault 5 elétrico, de 1974. Pela primeira vez na França, será uma oportunidade para conhecer o futuro modelo elétrico essencial e popular da Renault.

O Renault 5 100% elétrico será comercializado em 2024, fabricado no polo Electricity em Douai, na França

“É muito bacana comemorar o 50º aniversário do emblemático Renault 5 com os apaixonados, fãs, jornalistas, parceiros e clubes no Salão Rétromobile, um dos salões de carros antigos mais famosos da Europa. No estande da Renault, os visitantes poderão redescobrir a história do modelo e ter uma ideia de como será o futuro da marca, com o Renault 5 Prototype”, explica Hugues Portron, diretor da Renault Classic

Um ícone pop

A Renault é uma montadora de automóveis que está à frente do seu tempo. Quando ousou criar o Renault 5, a marca atendia as necessidades da sociedade na época. Em 1972, o Renault 5 era definitivamente avançado para os padrões da indústria automotiva da época.

O Renault 5 era perfeitamente adaptado às novas necessidades da população, com uma classe média emergente e seus bairros residenciais, grandes supermercados ou ainda a emancipação das mulheres. A Renault teve a audácia de comercializar, pela primeira vez na categoria dos carros populares, um carro de 3 portas equipado com um porta-malas independente do compartimento de passageiros.

Concebido como um “carro versátil”, tanto para uso urbano como para viajar, o Renault 5 conquistou todas as categorias de compradores, com seu visual arredondado e suas formes suaves. A prática porta traseira e seus inovadores “para-choques” dianteiro e traseiro feitos de material plástico permitiram conquistar uma nova clientela, principalmente as mulheres e os jovens, que gostavam do apelo lúdico do modelo. Ele virou rapidamente um sucesso, tanto por seu estilo como pelo prazer de dirigir que proporcionava.

O Renault 5 foi produzido principalmente na França, Espanha e Bélgica, tendo sido montado em vários países como Irã, México, Tunísia, Portugal e África do Sul. Mais de 5,5 milhões de unidades foram vendidas, de 1972 a 1985, em 5 continentes (quase nove milhões de unidades em vinte anos de carreira se incluirmos o Supercinq, seu sucessor).

Prova deste sucesso é que durante o ano de 1980 ele foi o 2º carro mais vendido no mundo. Na França, ele se manteve como o carro mais vendido durante uma década, de 1974 a 1983.

 

Crédito: Divulgação

 

 

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Renault suspende suas operações na Rússia

 

 

O Conselho de Administração do Renault Group se reuniu quinta-feira, quando deliberou e suspendeu as operações da fábrica da montadora. As atividades já foram paralisadas ontem.

O Grupo está avaliando possíveis opções em relação à sua participação na empresa AVTOVAZ, ao mesmo tempo em que age de forma responsável em relação aos seus 45.000 funcionários na Rússia.

O Renault Group lembra que já está implementando as medidas necessárias para respeitar as sanções internacionais.

 

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Fernando de Noronha só terá veículos elétricos

 

Pela Lei Estadual nº 16.810/20, baseada nos termos do programa Noronha Carbono Zero, a partir de 12 agosto de 2023 não será mais permitida a entrada na ilha de motos, carros, ônibus e caminhões movidos a gasolina, álcool e óleo diesel. E de 10 de agosto de 2030 em diante, o trânsito e a permanência no local serão definitivamente restritos a veículos com emissão zero de poluentes.