Esportes

Renato Gaúcho tira onda com técnicos "estudiodos" após título da Copa do Brasil

Após a conquista da Copa do Brasil com o Grêmio, Renato Gaúcho aproveitou para rebater todas as críticas à sua contratação para substituir o técnico Roger Machado. O treinador e ídolo do tricolor gaúcho ficou longe dos gramados nos últimos dois anos, e era sempre visto na praia durante seu período sabático. Diferentemente de outros treinadores, Renato não se preocupou em estudar ou fazer cursos na Europa, pois, na sua própria avaliação, simplesmente não precisa.

Durante a entrevista coletiva, técnico disse que “futebol é como andar de bicicleta”, deixando claro que não considera a preparação no exterior algo indispensável para a formação de um treinador qualificado. Com o título, Renato faturou sua segunda Copa do Brasil como técnico (a primeira foi com o Fluminense, em 2007), e, no momento, só pensa em descansar.

– Quem precisa aprender, estuda, vai pra Europa… Quem não precisa vai pra praia. Eu falo isso, e muitos criticaram. Disseram: estão trazendo um treinador que estava jogando futevôlei… Eu pergunto, e agora? E aí? Futebol é como andar de bicicleta. Quem sabe, sabe. Quem não sabe, vai estudar – ironizou.

Renato também debochou sobre criticou o STJD, que chegou a tirar o mando de campo do Grêmio na final da Copa do Brasil num primeiro momento, por conta da entrada de sua filha, Carol Portaluppi, no gramado da Arena do Grêmio após o clube eliminar o Cruzeiro na semifinal do torneio.

A punição foi revertida em uma multa, mas Renato não deixou criticar a entidade pela punição. Após a conquista do título da Copa do Brasil, Carol Portaluppi comemorou o título no gramado com o pai, e Renato disse não temer uma nova multa ao Grêmio.

– Pagar multa? Pagar multa nada. Eu tenho muito respeito pelo pessoal de lá, presidente do STJD, as pessoas, mas não posso respeitar duas ou três pessoas que gostam de aparecer. Foram para o lugar deles no dia seguinte mesmo – disparou.