Cotidiano

Renato e Loivo priorizam saúde e novos empregos

Prefeito e vice vão precisar agir rápido para resolver pendências sérias em várias áreas da administração

Santa Lúcia – Adotar medidas de reorganização e de resolutividade na saúde pública e oferecer incentivos para a geração de empregos são prioridades do prefeito Renato Tonidandel e do vice Loivo Knetch, o Chico, em Santa Lúcia. Renato, eleito pelo PMDB, assumiu em 1º de janeiro para sua terceira gestão em lugar de Adalgizo Jasko, do PV. Ao mesmo tempo em que buscam avanços em áreas que consideram fundamentais, prefeito e vice traçam estratégias para enfrentar problemas que se avolumam em inúmeros setores.

“Não herdamos dívidas, mas o cenário geral da administração pública é muito ruim”, diz Renato. Os prédios públicos há anos não recebem manutenção, há estradas rurais intransitáveis, o parque de máquinas está sucateado e não existem oportunidades de emprego e renda a quem quer trabalhar. A gestão anterior, devido à não execução do projeto, perdeu recursos de um trecho de calçamento importante para o município. “Uma pena. Já começamos a trabalhar e afinar os argumentos na tentativa de recuperar o dinheiro”, diz o prefeito.

Planejamento

Uma das maiores queixas da população é quanto à falta de eficiência dos serviços públicos, principalmente na saúde. A desorganização é geral. Por isso, de acordo com Renato, uma das primeiras providências da nova gestão é elaborar e colocar em prática um programa de reestruturação do setor. “As pessoas querem chegar nas unidades de saúde e ser atendidas. Não podem esperar e voltar para casa sem ao menos uma satisfação”. O planejamento será a ferramenta que Renato e Loivo empregarão para dar solução rápida aos problemas mais graves.

A geração de empregos virá com a adoção de mecanismos de incentivo às locais e de atração de empresas. “Fizemos isso no passado e deu certo. Tanto que nos últimos anos a receita de Santa Lúcia avançou de R$ 9 milhões para R$ 14 milhões”, diz Renato.

O prefeito percebe mudanças sérias na forma de gestão dos municípios e garante que sua equipe, que terá oito secretários, é orientada sobre a trabalhar com transparência e aprendendo a fazer mais com menos. A coligação que elegeu Renato e Loivo é formada, além do PMDB, pelo PDT, PP, PSC, Pros, PT e PSD.