Cotidiano

Renas estão ficando menores por causa das mudanças climáticas

CLIMATECHANGE-REINDEER_

RIO ? As renas, animais símbolo do Natal, estão encolhendo numa ilha do Ártico próxima do Polo Norte, revela estudo divulgado nesta segunda-feira. Trata-se de um efeito colateral das mudanças climáticas. Por causa dos verões mais quentes, a neve do inverno se transformou em chuva, que congela e torna o alimento inacessível.

? Verões mais quentes são bons para as renas, mas os invernos estão se tornando cada vez mais duros ? disse em entrevista à Reuters Steve Albon, professor no Instituto James Huttons, na Escócia, e líder do estudo.

O peso médio de uma rena adulta em Svalbard, uma arquipélago ao norte da Noruega, caiu de 55 kg nos anos 1990 para 48 kg. Com invernos menos rigorosos, as tempestades de neve comuns na região estão caindo em forma de chuva e, com o congelamento da água, camadas de gelo são formadas sobre a vegetação, tornando mais difícil que herbívoros alcancem o alimento. Algumas renas chegam a morrer de fome, e as fêmeas dão à luz filhotes prematuros com maior frequência.

No verão, entretanto, a vegetação floresce com mais força por causa do calor e garante alimentação abundante para os animais. Dessa forma, as fêmeas que concebem filhotes no outono têm mais chances de manter as crias. Com isso, o grupo estudado tem aumentado em número, de cerca de 800 animais nos anos 1990 para os 1.400 atuais.

? Então nós temos mais, mas menores renas ? disse Albon, ressaltando que o aumento no número de animais torna maior a competição pelo escasso alimento durante o inverno.

Como consequência do enfraquecimento das renas, o número de raposas do Ártico também subiram na região, pois os animais da espécie conseguem sobreviver ao inverno com mais facilidade graças às carcaças de renas mortas.

? Todas as renas fracas morrem: os doentes, os idosos e os bezerros ? disse Eva Fuglei, pesquisadora do Instituto Polar da Noruega, que não participou do estudo.

As temperaturas do Ártico estão aumentando mais rapidamente do que a média global, graças à elevação da concentração de gases-estufa na atmosfera. A maior parte dos estudos sobre os efeitos dessa alteração nos animais se concentra no urso polar, mas outras espécies também estão sendo afetadas pelas mudanças no ecossistema.