Cotidiano

Renan nega interferência para indicação no novo ministro do STF

BRASÍLIA – No momento em que o presidente Michel Temer faz consultas para escolher o substituto do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) divulgou nota para negar que o PMDB do Senado, ou ele , estejam articulando para influenciar na escolha do único ministro do STF que Temer deverá indicar em sua gestão. Renan diz que insinuações são especulações inverídicas.

Ontem Temer recebeu em audiência o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. Hoje conversou com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG) e com o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE). Eunício deve substituir Renan na presidência do Senado.

Veja a íntegra da Nota de Renan.

?Em face do noticiário, o presidente do Senado, Renan Calheiros, esclarece que não participa, interfere ou opina sobre a indicação de ministros do Supremo Tribunal Federal, competência exclusiva do presidente da República.

O presidente informa que o Senado Federal “tem a exata compreensão de seu papel nesse processo, que é o de sabatinar e apreciar o nome escolhido pelo presidente da República. Portanto, quaisquer insinuações em sentido contrário não passam de especulações inverídicas.?