Cotidiano

Renan escolhe nome que comandará a CCJ do Senado nesta terça-feira

BRASÍLIA – O PMDB do Senado define nesta terça-feira o nome para comandar a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), que vai sabatinar o indicado pelo presidente Michel Temer para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), disse ao GLOBO que reunirá a bancada na tarde desta terça-feira para fechar a questão e que, se necessário, haverá votação. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), tinha pedido a Renan que resolvesse o assunto nesta segunda, mas vai reforçar o pedido a todos na reunião de líderes dos partidos na Casa desta terça-feira.

Renan disse que tentará o consenso, mas há uma briga interna. O grupo do ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e do próprio Renan quer o senador Edison Lobão (PMDB-MA) comandando a CCJ. Até porque lá passarão os processos sobre senadores, abuso de autoridade ou mesmo foro privilegiado. Mas o nome do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que foi presidente da comissão do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, é apoiado pelos demais e tem o apoio discreto do presidente da Casa, que o defendia quando era ainda líder do partido. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) quer a vaga, mas não leva porque é nova no partido.

Eunício disse ao GLOBO que quer aprovar o nome do indicado o mais rapidamente possível. A ideia do presidente do Senado é realizar a sabatina do nome e a votação no plenário do Senado no mesmo dia.

O PMDB ficará com a CCJ, mas abriu mão da segunda maior comissão em favor do PSDB. Com isso, o senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE) será o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

? Cristiane Jungblut

Às 15h desta terça-feira, vou reunir a bancada, vou tentar construir um acordo ? disse Renan.