Cotidiano

Renan diz que vitória de Maia mostra que 'boa política não morreu'

BRASÍLIA — O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse, nesta quinta-feira, que a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara mostra que “a boa política não morreu”. Ele afirmou também que o presidente interino Michel Temer ficou “muito satisfeito” com a eleição de Maia. O novo presidente da Câmara começou o dia fazendo visitas de cortesia a Temer e, depois, se reuniu com Calheiros e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

— A vitória do Rodrigo Maia é uma demonstração sobeja de que a boa política não morreu, ela está vivíssima e competitiva. Estou muito satisfeito, a vitória dele recoloca a possibilidade das duas casas fazerem um esforço conjunto, com uma pauta mínima, suprapartidária e de interesse nacional — disse Renan.

O senador Aécio Neves, um dos maiores fiadores da candidatura de Maia no PSDB, também comemorou a eleição do deputado. Ele disse que a eleição do novo presidente da Câmara inaugura um tempo de “pacificação e oxigenação” no Congresso Nacional. O tucano disse que o novo presidente significará “lealdade” e “estabilidade” para o governo Temer.

— Significa estabilidade, lealdade. Vejo um momento de pacificação e é tudo que o Brasil mais precisa. Eu estava muito descrente nos últimos meses, e vejo a eleição de Rodrigo como uma oxigenação no processo político interno com reflexos em todo o país. A política é feita de gestos, e a preocupação do presidente Rodrigo de procurar imediatamente o presidente Renan é a demonstração clara que, de mãos dadas, podem fazer uma agenda vigorosa pelo Brasil — disse.

No primeiro dia como presidente, Rodrigo Maia agradeceu a “imparcialidade” do governo Temer no processo da eleição para a presidência da Casa. Ele esteve com o presidente interino nesta quinta-feira, junto com Renan Calheiros, que disse que Temer ficou “muito satisfeito” com a vitória de Maia.

Apesar do discurso, líderes do centrão, derrotados após Maia ganhar de Rogério Rosso (PSD-DF) por uma margem de mais de 100 votos, reclamaram, na quarta-feira, da interferência do governo no fortalecimento da candidatura do novo presidente da Casa.

— Fui agradecer o presidente Michel Temer pela imparcialidade do governo nesse processo na Câmara dos Deputados. É muito importante essa independência entre os poderes e junto com o presidente Renan, a gente tem uma expectativa de que as duas Casas possam em conjunto construir uma agenda de poucos itens, mas onde a gente possa dar produtividade ao andamento dos trabalhos, com muita harmonia — disse Maia.