Cotidiano

Renan diz que Onyx Lorenzoni parece nome de chuveiro

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mandou vários recadinhos ao longo da sessão sobre a Lei que pune o Abuso de Autoridade e encerrou criticando o relator do pacote anticorrupção na Câmara, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Renan – que disse que as dez medidas originais do pacote só eram defensáveis no fascismo – chamou o deputado de Lorenzetti, numa brincadeira com o fato de ele se chamar Lorenzoni e disse que ele tinha nome de chuveiro.

Como se não bastasse essa ironia, Renan ainda ironizou o fato de a Câmara não ter aprovado o chamado teste de integridade – do qual era contrário – afirmando que Onyx poderia ter se beneficiado do instrumento para dizer que nunca recebera dinheiro de caixa dois de empresas de armas, fortes no Rio Grande do Sul.

? Antes de encerrar, eu queria dizer apenas que não houve aqui agressão ao relator da matéria na Câmara dos Deputados, ao Onyx Lorenzetti. Parece nome de chuveiro, mas não é nome de chuveiro ? disse Renan.

Alguns senadores reagiram à brincadeira, feita já nos minutos finais da sessão, mas Renan continuou:

? Com todo respeito e em favor dele, queria dizer que o teste de integridade vai fazer falta, porque pesava sobre ele uma acusação de ter recebido caixa dois de indústria de armas, e seria uma oportunidade para que ele, nesse teste, pudesse demonstrar o contrário, com o meu apoio.

E, antes de qualquer reação, encerrou a sessão, ainda com a presença do juiz Sérgio Moro.