Cotidiano

Renan diz que Meirelles é ?consenso? hoje no Brasil

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, é um dos “consensos” hoje no Brasil. Meirelles participou na noite de terça-feira de um jantar com mais de 50 senadores, na residência de Renan. Como o site de O GLOBO mostrou ontem, a bancada do PT boicotou o jantar e não compareceu. Apesar das reclamações dos senadores de que Meirelles foi evasivo sobre o aumento dos servidores do Judiciário – que pode ser votado hoje pelo plenário do Senado – , Renan disse que a conversa foi “pedagógica” e que é natural que com mais de 50 pessoas a conversa tenha dificuldades.

Segundo Renan, Meirelles repetiu que os impactos financeiros dos aumentos já estão dentro da meta de fiscal de 2016. O presidente do Senado disse ainda que a Casa tentará votar hoje a MP da aviação civil, mas admitiu que não há consenso e defendeu um “acordo de procedimentos” com o presidente interino Michel Temer a respeito, já que o texto perde hoje a validade.

? Ele (Meirelles) é um dos consensos que temos hoje no Brasil. Temos que aproveitar essa condição dele para tirar o Brasil dessa situação. Foi a primeira conversa, uma conversa conjuntural, e a todos o ministro respondeu com bom senso, equilíbrio, responsabilidade. O ministro é um dos consensos do Brasil nesse quadro político confuso, tumultuado. É recomendável essa sua condição para somarmos esforços ? disse Renan, acrescentando que isso melhora a relação com o governo:

? Temos que aproveitar esses encontros para azeitar a relação, com uma conversa direta.

O presidente do Senado ainda recebeu na manhã desta quarta-feira o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Ele não falou, mas o encontro foi para tratar da sabatina dos novos diretores do BC, que ocorrerá na próxima terça-feira, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

REUNIÃO COM DILMA

Com agenda cheia, Renan ainda se reunirá nesta quarta-feira com a presidente afastada Dilma Rousseff. O encontro será às 14h30, no Palácio da Alvorada.

? A presidente pediu para conversar. Nesse momento de crise, você ter alguém que converse com todos os lados é sempre muito bom ? disse Renan.

No caso dos reajustes, Renan disse que a posição de Meirelles tranquiliza o Senado.

? O ministro explicou, fez questão de repetir que esse ajuste já está contido na meta. Ele repetiu esse argumento que tem levado para todos os lugares, e isso tranquiliza sobre as decisões que o Senado vai tomar ? disse Renan, apesar das críticas dos senadores.

No caso da MP da aviação civil, Renan admitiu que a votação será polêmica.

? Vamos fazer mais um esforço para tentar votar hoje, mesmo que tenhamos que combinar um procedimento. Podemos votar os 100% (para participação de empresas áreas estrangeiras), você tem uma preliminar que é o acordo de acionistas que pode aí colocar um parâmetro. Mas não há convergência sobre esse patamar. Mas o ideal é conversar com o presidente Temer sobre isso. Qualquer solução que salve a MP é bom para o Brasil ? disse Renan.