Cotidiano

Renan diz que eleições mostraram urgência da reforma política

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta terça-feira que os eleitores cobraram muito de seus representantes políticos nas eleições municipais que ocorreram no domingo. Os resultados registraram número elevado de abstenções e votos sem validade. Para Renan, é preciso ?mais do que nunca?, reformar a política

? Essas eleições demonstram sobretudo que a sociedade fez questão de indicar caminhos para essa reforma, que é urgente. Se a política não se reinventar, não mudar, não se reformar, ela vai perder prestígio a cada eleição. Chegou a hora de fazermos uma profunda reforma política ? disse Renan, após participar de painel sobre infraestrutura do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Renan disse que o seu partido, o PMDB, cresceu em relação às eleições em 2012 por ter sido o partido que elegeu mais prefeitos e o segundo com o maior número de votos (atrás do PSDB). Ele destacou que, no caso dos tucanos, metade dos votos para prefeito foram feitos na cidade de São Paulo.

? O PMDB foi o vitorioso das eleições e continua a ser o maior partido em meio a essa complexa pulverização que existe hoje no Brasil.