Cotidiano

Renan diz que discussão sobre sua sucessão no Senado só em janeiro

201610281602301836.jpgBRASÍLIA – Com o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), e o presidente do PMDB, Romero Jucá (RR) cotados para disputar a presidência do Senado a partir de fevereiro do ano que vem, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou na tarde desta terça-feira que só permitirá a deflagração do processo em janeiro. Disse que a eleição para escolha de seu sucessor só será permitida depois da votação da PEC do teto de gastos públicos, com previsão de conclusão dos dois turnos e promulgação até o dia 15 de dezembro, dois dias antes do início do recesso parlamentar.

? Não devemos fazer nada, absolutamente nada, que possa embaçar ou dificultar esse calendário de votação dessa PEC dos gastos públicos, estabelecido com o apoio de todos os líderes de partidos na Casa ? afirmou Renan, após reunião da Mesa diretora do Senado.

Renan confirmou que o candidato deve ser do PMDB , por ter a maior bancada na Casa. Mas não confirmou Eunício ou Jucá como candidatos.

? O PMDB conquistou nas urnas o direito de indicar o presidente, a sua disposição é de levar em consideração critérios proporcionalidade para compor o restante da chapa, de modo que não vamos de forma nenhuma permitir a antecipação desse debate. Discussão de presidência do Senado só em janeiro, depois que concluirmos esse ano legislativo. Em janeiro o PMDB vai resolver isso em reunião democrática da bancada ? disse Renan.