Cotidiano

Renan diz não haver provas contra ele, apenas suposição

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comentou no início desta noite, por meio de nota, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em abrir ação penal e torná-lo réu. De acordo com o texto divulgado por sua assessoria, o peemedebista diz não haver ?prova contra ele, nem mesmo probabilidades, apenas suposição?. O STF aceitou denúncia contra Renan por crime de peculato.

?O senador Renan Calheiros recebeu com tranquilidade a decisão do STF e permanece confiante na Justiça. A aceitação da denúncia, ainda que parcial, não antecipa juízo de condenação. Ao contrário, o debate entre os ministros evidenciou divisão e dúvidas quanto a consistência dos indícios do Ministério Público, qualificados como precários por vários deles, inclusive por alguns que aceitaram a denúncia. Não há prova contra o Senador, nem mesmo probabilidades, apenas suposição?.

Na nota, Renan ainda ataca a investigação, a qual afirmar ser repleta de ?falhas?. E diz que o fato de o STF ter acolhido parcialmente as denúncias comprova isso:

?Na instrução, o Senador comprovará, como já comprovou, com documentos periciados, sua inocência quanto a única denúncia aceita. Os serviços foram prestados e pagos em espécie, o que é legal. O Senador lembra que a legislação obriga o Ministério Público a comprovar, o que não fez em 9 anos com todos sigilos quebrados. A investigação está recheada de falhas.?

O presidente do Senado nega, ao encerrar a nota, que esteja envolvido em corrupção:

?A decisão do STF, ao receber parcialmente a denúncia, também ajuda a implodir inverdades que perduraram por anos e foram se transformando, entre elas a de corrupção, de que o Senador recorreu a uma empreiteira para pagar suas despesas. Ou seja, o Senador respondeu publicamente por uma década sobre crime inexistente, sequer objeto da denúncia.?