Cotidiano

Renan diz a Temer que PSDB deve ter papel mais relevante no governo

BRASÍLIA ? O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu junto ao presidente Michel Temer uma participação mais relevante do PSDB no governo. Renan acredita que Temer deve aproveitar esse momento de discussão sobre a Secretaria de Governo, vaga com a saída de Geddel Vieira Lima, para fazer um rearranjo na correlação de forças no governo. Ele esteve com Temer no domingo e na noite desta segunda-feira.

Renan falou sobre o assunto com exclusividade a três jornalistas no início da tarde desta terça-feira, ao final da sabatina do economista Felipe Salto para dirigir a Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão criado por Renan para fiscalizar as contas do governo.

Renan não quis dizer qual cargo o PSDB deveria assumir, apenas ressaltou a importância de elevar o papel do partido no governo.

? É momento de fazer a correlação e destacar o PSDB na moldura o governo. Tem que atribuir um papel mais relevante ao PSDB. Isso é fundamental. É fundamental para a travessia até as eleições e da economia ? disse Renan, em seu gabinete.

Temer esteve na residência oficial do Senado na noite de domingo. Ontem à noite, foi a vez de Renan ir ao Palácio do Jaburu. Os dois falaram sobre o caso de Geddel, além de outros assuntos. A avaliação é que Temer tem que ficar à vontade e decidir com autonomia como agir neste momento.

Renan disse ainda que é preciso continuar a aprovar projetos de estímulo à economia e não apenas se fixar no ajuste fiscal.

? Precisa de um modelo diferente para a economia. Hoje, para o empresariado, é meio babaquice investir, ele não vai para um risco com carga tributária. Não basta só dar continuidade ao ajuste. Foi isso que encalacrou a Dilma. Temos que reanimar a economia ? disse Renan.

INFLUÊNCIA DO PSDB É MELHOR QUE A DE CUNHA, DIZ RENAN

Renan disse que é melhor o governo ter a influência do PSDB do que de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara, que era próximo de Temer. Ele reclamou que Eduardo Cunha só pensava na “pauta-bomba” e não em agenda do crescimento.

? É dar mais protagonismo ao PSDB. O PSDB tem divisões internas, mas a presença dele na moldura do governo é fundamental. Não é de hoje que defendo isso. É melhor um governo sob a influência do PSDB ou do Eduardo Cunha? A cabeça dele (Eduardo Cunha) era outra. Era uma pauta-bomba, não era uma agenda para retomar o crescimento. Essa questão eleitoral tem que ser resolvida depois. Agora, a gente tem que sair do buraco ? disse Renan.

Ao ser perguntado sobre um substituto de Geddel, Renan afirmou:

? Não é hora de substituir por substituir. É hora de agregar.

CLAUSULA FISCAL PARA OS ESTADOS

Renan defendeu ainda que Temer insista em exigir contrapartida dos estados no momento em que eles receberem ajuda financeira. Ele disse que os estados recebem recursos, mas não adotam práticas de boa administração. Ele acredita que isso deve ser adotado em vários casos, como no Fundo de Compensação da Lei Kandir e não apenas na repatriação. Mas os governadores recuaram na semana passada no acordo de aceitar contrapartidas.

? É preciso botar um cláusula que não afete a autonomia, mas estimule a boa prática dos estados. Pegar o compromisso nesse sentido ? disse Renan.