Cotidiano

Renan Calheiros diz que denuncias contra ele não vão a lugar algum

INFOCHPDPICT000061959603

BRASÍLIA – Mostrando tranquilidade, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), diz que não tem absolutamente nenhuma preocupação com a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar para o julgamento em plenário a denúncia que a Procuradoria Geral da República fez contra ele por falsidade ideológica, uso de documento falso e peculato. Lava-Jato – 03.09

O inquérito está sob sigilo e apura se a empreiteira Mendes Júnior pagou pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem o parlamentar tem uma filha. Sobre esse inquérito, Renan Diz que não envolve recurso público e já deu todas as explicações necessárias a Justiça.

Como o arquivamento do primeiro inquérito da Lava-jato contra ele por falta de provas, Renan disse que todas as investigações em curso e delações de operadores que dizem ter lhe repassado milhões do esquema de desvios da Petrobras ?ao final e ao cabo? não vão ?a lugar nenhum?:

? Nunca participei em esquema nenhum, em órgão nenhum, não há um centavo a mais nas minhas contas. Ao final e ao cabo a verdade vai preponderar e vai acontecer como no primeiro inquérito, que fomos absolvidos por falta de provas, seremos absolvidos também nos outros inquéritos por falta de provas.

Ao ser questionado sobre a suposta delação do operador Felipe Parente, que segundo a Revista Veja do último domingo teria entregado propina do Petrolão para ele e para o senador Jáder Barbalho (PMDB-PA), Renan disse que isso não vai dar em nada. Renan afirmou que foi citado por ouvir dizer e que é possível abrir uma investigação sobre as denúncias porque ninguém está acima da lei, mas não pode ser denunciado sem provas.

? Como alguém pode delatar alguém que não conhece, que não sabia sequer da sua existência? Isso evidentemente não vai a lugar nenhum. Vejo que toda denúncia é uma oportunidade que as pessoas tem para esclarecer os fatos. Não tenho nenhum receio, nenhum medo, nada, absolutamente, em relação a nenhuma denúncia. Fui citado por ouvir dizer ? completou Renan.