Cotidiano

Renan apoia Temer em renegociação de dívidas estaduais junto ao BNDES

BRASÍLIA – Assim como o presidente interino Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu que os mesmos critérios adotados em relação a dívidas dos estados junto à União seja adotado no caso de dívidas dos estados com o BNDES.

? Alguns estados têm dívida com o BNDES. É, as dívidas com o BNDES. É isso que eles (os governadores) defenderam. Falaram lá (no encontro de segunda-feira) os governadores e eles estavam lá unidos. Quando um falava, o outro aplaudia ? disse Renan.

Renan disse que as negociações não seriam apenas para aqueles estados que tinham dívidas por conta de obras das Olimpíadas, por exemplo, como o Rio de Janeiro.

Perguntado sobre uma ideia do ministro interino do Planejamento, Dyogo de Oliveira, de os estados poderem estatizar empresas públicas para reduzir suas empresas como forma de abater a dívida, Renan disse que isso não pode ser uma “regra geral” e sim apenas uma possibilidade para aderirem ou não.

? Isso não pode ser uma regra geral, o importante é um programa de desestatização de estatais estaduais, mas com critérios ? disse Renan.

Temer e Renan têm discutido a agenda econômica nos últimos dias.