Esportes

Remador prata no Pan-2007 vira pai de família e torce pela esposa no Rio

20160808_125800.jpg

Levando no colo a pequena Larissa, de 1 ano e nove meses, Renan Castro queria ficar o mais perto possível do pontão onde passam os remadores que deixam a água da Lagoa Rodrigo de Freitas, após as regatas da Olimpíada do Rio. Afinal, do outro lado estava sua esposa, a remadora Vanessa Cozzi, que representa o Brasil na categoria Double Skiff Leve ao lado de Fernanda Nunes. Renan, a cada passo mais próximo da água, parecia matar as saudades. Mas não somente do abraço de Vanessa, que ficou em terceiro na sua bateria e vai disputar a repescagem nesta terça, em busca de vaga na semifinal.

Hoje torcedor, Renan já experimentou de dentro d?água o calor do público no Estádio de Remo da Lagoa. Foi no Pan-Americano de 2007, quando levou a medalha de prata no time de Oito Com do Brasil, melhor resultado do país no remo naquela edição.

? Fico mais nervoso aqui fora do que lá dentro ? garante Renan, atualmente com 29 anos. ? Eu vibrei e gritei tanto na bateria da Vanessa que a Larissa ficou assustada e regurgitou a comida toda em mim ? completa, enquanto aponta a camisa molhada. Conheça todos os esportes olímpicos da Rio-2016

A própria Vanessa, que fez natação entre os 13 e os 22 anos, conta que começou a remar por influência do marido, que conheceu em 2009. O primeiro contato prático com o remo veio depois dos Jogos de Londres-2012. Ou seja, com o atual ciclo olímpico já iniciado. A carreira da remadora, hoje com 32 anos, ainda teve de ser brevemente interrompida em 2014, devido à gravidez de Larissa.

? Como a Vanessa começou há pouco tempo no esporte, ainda pode evoluir muito tecnicamente. A garra que ela mostra é impressionante. Acredito muito nas chances dela para a Olimpíada de 2020 ? projeta Renan.

FOCO EM VANESSA

20160808_120034.jpgEm nome da preparação de Vanessa para a Olimpíada do Rio, Renan assumiu tarefas como cuidar da casa, da filha Larissa e ainda conciliar uma carreira de dentista. Ele ainda rema, pelo Clube Paulistano, mas participando apenas de campeonatos Paulista e Brasileiro, sem o objetivo de voltar à seleção brasileira. O foco, agora, é todo em Vanessa.

? Chegou a hora de deixar a estrela de verdade brilhar ? orgulha-se.

Vanessa e Fernanda Nunes formaram a dupla no início deste ano, e garantiram a vaga nos Jogos do Rio ao serem campeãs do Double Skiff Leve no Pré-Olímpico. Na ocasião, a dupla brasileira ficou logo à frente das cubanas Yislena e Licet Hernandez, posição que se repetiu na regata desta segunda-feira, mas agora na terceira e quarta colocações ? os barcos de África do Sul e Irlanda terminaram à frente, classificando-se diretamente para a semifinal. A repescagem para as brasileiras, nesta terça, está marcada para as 11h20m. Os recordes quebrados nos Jogos Rio-2016