Cotidiano

Relatório do Parlamento inglês diz que mulheres são obrigadas a usar salto alto e pintar o cabelo

18691635_FX Rio de Janeiro RJ 01032012 - Moda scarpin Foto Marcelo Theobald-.jpg RIO – Mulheres ainda são obrigadas a usar sapato alto, pintar o cabelo, vestir roupas reveladoras e aplicar maquiagem no ambiente de trabalho, revela um relatório do Parlamento britânico publicado nesta quarta-feira e relatado em reportagem do jornal ?The Independent?.

O trabalho é publicado menos de um ano após a polêmica envolvendo a britânica Nicola Thorp, que abriu uma petição no Parlamento para impedir empresas de exigir que mulheres usem esse sapato alto no escritório. A petição recebeu mais de 150 mil assinaturas.

O documento do Parlamento aponta que, apesar de as investigações terem começado a partir de uma experiência particular, as investigações mostraram que ?este não é um incidente isolado nem o problema é restrito ao salto alto?:

?Ouvimos centenas de mulheres que nos contaram da dor e do dano de longo prazo provocado pelo uso de salto alto por longos períodos no ambiente de trabalho, assim como de mulheres que tiveram que pintar o cabelo de loiro, vestir roupas reveladoras e constantemente reaplicar maquiagem?, aponta o texto.

Segundo o texto, apesar de o governo afirmar que a legislação é clara ao proibir a discriminação, políticas discriminatórias para vestimentas no ambiente de trabalho estão espalhadas. Isso significa que a legislação existente ?não é totalmente efetiva para defender os trabalhadores de discriminação no ambiente de trabalho?, diz o relatório.