Cotidiano

Relatório do Fórum 2035 é entregue a líderes

Os documentos foram entregues pela assessoria da Unioeste a líderes dos mais diversos setores organizados do município

Rondon – Evento realizado na manhã de ontem fez a entrega de Anuário Estatístico e do Relatório Final do Fórum de Desenvolvimento Marechal Cândido Rondon 2035. Os documentos foram entregues pela assessoria da Unioeste a líderes dos mais diversos setores organizados do município. Desde setembro do ano passado diversos encontros foram realizados para a elaboração do material que servirá de bússola para o desenvolvimento de Rondon nos próximos 20 anos.

Foram realizadas discussões de forma sistematizada no âmbito dos seguintes eixos temáticos: Social e Capital Humano; Econômico e Fomento à Produção; Urbanização, Infraestrutura e Meio Ambiente e Inovação e Gestão Pública. O desafio foi visualizar as potencialidades e as Diretrizes Estratégicas para o Desenvolvimento: Qual é a Rondon que queremos para o futuro? Como será esse futuro? Que questões nos desafiam e que perspectivas nos movem rumo ao ano de 2035?

O professor e secretário de Gabinete Lair Bersch destaca que o trabalho envolveu representantes de toda a comunidade. “Após mais de 30 reuniões, três plenárias e uma audiência pública, o documento final foi elaborado. É um legado que o Governo Moacir e Cottica (Moacir Froehlich e Silvestre Cottica) deixa para a comunidade e aos futuros gestores, não somente da área pública mas também da iniciativa privada”, apontou Lair.

O diretor da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, Davi Felix Schreiner, ressaltou que um bom gestor não pensa somente no município durante os quatro anos de seu mandato. “O bom gestor está preocupado com o município muito além de sua gestão, ou seja, também para o futuro da cidade. Este documento comprova esta preocupação da atual gestão. Portanto, este trabalho tem uma importância imensurável”.

Referência

O presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Copetti, destacou ser um projeto que serve de referência para outros municípios. “Este projeto deve ser implantado em outros municípios. Por meio desse trabalho pudemos levantar os investimentos que a iniciativa privada deve fazer nos próximos anos, o que demonstra que todos estão engajados no desenvolvimento do município”.

Durante o trabalho de elaboração deste relatório, por inúmeras vezes os pesquisadores da Unioeste, Jandir e Camilo, relataram que a população é diferenciada, pois está preocupada como município. Ontem, Jandir Ferrera de Lima mais uma vez ressaltou isto: “O povo de Rondon tem um sentimento de pertencimento e de carinho pelo município que é muito importante. Os indicadores de desenvolvimento melhoraram muito nos últimos seis anos e esse relatório aponta o que deve ser feito para que o município siga crescendo”.