Cotidiano

Relatório do FBI gera nova onda de críticas a Hillary Clinton

Campaign 2016 Clinton Emails-GO92T4K11.1.jpgWASHINGTON – A divulgação do relatório do FBI (a polícia federal americana) sobre eventuais irregularidades no uso de e-mails pessoais de Hillary Clinton quando ela era secretária de Estado está gerando uma nova onda de dor de cabeça para a democrata. Embora sem novas acusações ? o FBI decidiu, em julho, arquivar as investigação e não pedir um julgamento para Hillary, apesar de ter considerado seu comportamento ?extremamente descuidado? ?, os detalhes geram novas munições para os republicanos. E isso tudo ocorre em um momento em que ela piora nas pesquisas e vê Trump crescer em estados fundamentais para a vitória em novembro, como Pensilvânia e Virgínia. hillary & e-mails

O relatório de 58 páginas, por exemplo, detalha que Hillary Clinton nunca havia pedido formalmene para usar seu e-mail pessoal ao invés da conta do governo, embora ela sempre tenha dito que foi autorizada a fazer isso. O FBI também informa que não rteve acesso a exatamente todos os aparelhos utilizados por Hillary para se comunicar pois, segundo ela, alguns telefones haviam sido ?destruídos? após seu uso. E, um caso gerou até piadas: na entrevista com os policiais, Hillary admite que não sabia o que significava a letra ?C? de alguns documentos, que representam ?confidenciais?, ou seja, que precisam de sigilo.

?As respostas de Hillary Clinton mostram que ela é incompetente ou, descaradamente, mentiu para o FBI. De qualquer forma, é claro que ela, por suas próprias ações, tem se desqualificado para ser presidente?, afirmou em comunicado Reince Priebus, presidente do Comitê Nacional Republicano.

?Estes documentos ampliam mais as dúvidas sobre a decisão do Departamento de Justiça (que seguiu a orientação do FBI e decidiu arquivar o caso), o que é uma clara violação da lei?, afirmou em comunicado Paul Ryan, republicano que preside a Câmara dos Representantes.

Também em comunicado, a campanha de Donald Trump afirmou que o relatório ?reforça seu tremendo mau julgamento e desonestidade?, e que ela comprometeu a segurança nacional e serviços diplomáticos sensíveis. ?Ela não merece a confiança para ser presidente e comandante-em-chefe das Forças Armadas dos EUA?, conclui o documento do candidato republicano.

A campanha de Hillary Clinton, por sua vez, informou que estava ?satisfeita? com a liberação dos documentos. ?Embora seu uso de uma única conta de e-mail foi claramente um erro e ela assumiu a responsabilidade por isso, estes materiais deixam claro por que o Departamento de Justiça acreditava que não havia base para avançar com este caso?, escreveu em um comunicado Brian Fallon, porta-voz de Hillary.

Nesta sexta-feira, foi publicada mais uma pesquisa, da IBD/TIPP, que dá apenas um ponto de vantagem para Hillary no resultado nacional das eleições, mostrando mais um caso de empate técnico com Trump. E pesquisas locais apontam que a democrata tem perdido terreno em estados cruciais para a vitória em novembro, como Pensilvânia (20 delegados), Wisconsin (10 delegados) e Virgínia (13 delegados). São necessário 270 delegados de 538 votos para ser vencedor das eleições.