Cotidiano

Relatório aponta que Londres segue sem estratégia sobre o Brexit

201611031110477762_AFP.jpgLONDRES ? O governo britânico ainda não definiu a sua estratégia para o Brexit e a magnitude da tarefa poderia exigir até 30.000 recrutamentos adicionais, aponta um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Times. Datado de 7 de novembro e intitulado “Atualização sobre o Brexit”, o documento foi escrito por um consultor que trabalha para o governo conservador da primeira-ministra Theresa May. Ele traça um retrato perturbador sobre o processo em curso.

BREXIT 1311

O relatório descreve um executivo desmoronando sob o peso de “mais de 500 projetos” relacionados ao Brexit, um número “superior a (sua) capacidade de processar rapidamente”, especialmente por causa da insuficiência de pessoal para lidar com a carga de trabalho.

O documento acredita que o governo pode precisar contratar de 10.000 a 30.000 funcionários para lidar com a situação, e também observa que, apesar das inúmeras discussões desde o referendo de 23 de junho, membros do governo ainda podem precisar de mais seis meses para chegar a um acordo sobre a estratégia de saída da UE.

Este atraso é devido à extrema complexidade do caso, às divisões dentro do governo sobre a futura direção do Brexit, mas também em razão da propensão de Theresa a não delegar tarefas, um estilo de governo que o relatório considera dificilmente compatível com a difícil tarefa que constitui a saída da UE.

Os ministérios desenvolvem cada um seus próprios projetos para o Brexit, indica o relatório, que aponta para a necessidade de um “plano de governo” que estabeleça as prioridades e proporcione uma visão clara das futuras negociações com Bruxelas.

Questionado pela AFP, um porta-voz do Executivo britânico disse que o documento não era um relatório do governo.

Theresa May prometeu que lançará até o final de março o processo de saída da União Europeia, ativando o artigo 50 do Tratado de Lisboa.