Cotidiano

Relator faz acordo e adia audiência sobre aumento para auditores da Receita

BRASÍLIA – Mesmo com a pressão de dezenas de auditores e analistas fiscais da Receita Federal, o deputado Wellington Roberto (PR-PB), relator do projeto de lei que prevê um aumento salarial e um bônus para essas categorias, decidiu costurar um acordo com as lideranças sindicais para evitar a realização de uma audiência pública marcada para esta segunda-feira. Na ocasião, os parlamentares ouviriam a posição do secretário da Receita, Jorge Rachid.

Uma nova sessão foi agendada para o dia 4 de outubro. Para conseguir um consenso entre os representantes dos servidores para adiar a sessão, o relator e o presidente da mesa, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), levaram mais de duas horas.

Dispostos a pressionar pela aprovação, servidores de auditores e analistas lotaram o plenário da Câmara. Para Roberto, como ainda não há um consenso entre as categorias, a audiência pública de hoje poderia criar um conflito e prejudicar o andamento da questão. Os analistas querem, além do aumento na remuneração, uma valorização da carreira similar à prometida aos auditores no texto do projeto de lei. Além disso, outras carreiras do Ministério da Fazenda compareceram para pedir por benefícios parecidos.

Coube ao presidente da Comissão explicar aos presentes:

? Vamos assinar um termo de compromisso porque existe um receio de que a audiência, em vez de ajudar as conversas no sentido da consolidação de um texto para unificar todas as categorias, poderia criar uma certa animosidade e prejudicar o avanço que já se alcançou.

A intenção, disse Delgado, é que cada categoria apresente ao relator sua demanda. Ele afirmou, inclusive, que as audiências para escutar os representantes de cada carreira podem ser realizadas em horários separados:

? Hoje todos entregarão um termo por escrito para o relator para que ele possa compilá-lo nesse relatório. E no dia 4 de outubro nós faremos uma audiência, com dois horários separados com os setores, para não ver o clima que está acontecendo aqui. As categorias acordaram nesse sentido. Peço desculpa a todos que se deslocaram de outros estados para estar aqui ? disse.

Ao todo, 59 emendas já foram apresentadas. O relator do projeto de lei pediu a palavra para enfatizar que não irá ceder à pressões de qualquer uma das partes e que pretende chegar a um consenso e apresentar um relatório isento.

? Vou fazer meu relatório independente de pressão ? afirmou.