Política

Relator diz que entrega parecer ainda hoje

Brasília – O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, disse que vai entregar seu parecer à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na tarde desta terça-feira. Cabe ao relator recomendar a continuidade ou a rejeição das acusações.

O colegiado tem reunião agendada para as 10h de hoje, mas Andrada disse que o prazo é curto e não conseguirá entregar seu parecer a tempo. “Estou enfrentando um pesado ônus. O ideal seria ter mais um dia [de prazo], mas acontece que vou me esforçar para ficar dentro dos prazos. Vou entregar amanhã [terça] na parte da tarde. A reunião está marcada para as 10h, mas estou achando apertado [o horário]. Possivelmente, vou entregar no período da tarde, umas 14h ou 15h”, disse.

Ele explicou que irá se reunir com o presidente da comissão, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), na noite de ontem para acertar os detalhes sobre o horário da leitura.

Denúncia

Temer foi denunciado por obstrução à Justiça e organização criminosa. Também foram acusados na mesma denúncia os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil) pelo crime de organização criminosa.

Para que o presidente da República seja investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), é preciso que, antes, a Câmara dê a autorização.

Ele disse que ainda havia chegado a uma conclusão sobre como será o seu voto: se a favor ou contra o prosseguimento da denúncia.

Passo a passo

Após a leitura do parecer, cada advogado de defesa poderá se manifestar na CCJ pelo mesmo tempo usado pelo relator. Em seguida, deverá ser concedido um pedido de vista para que os deputados tenham um prazo extra para analisar o texto. Com isso, a discussão e a votação do parecer só deverão acontecer na semana que vem.

Depois de votada na comissão, a denúncia segue para a análise do plenário principal da Câmara. O processo terá continuidade no STF se receber o aval de ao menos 342 dos 513 deputados.