Cotidiano

Relator das medidas contra corrupção é vaiado em plenário

BRASÍLIA – O relator das medidas de combate à corrupção, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), foi vaiado no início da tarde desta quinta-feira ao fazer um discurso em defesa de seu texto no plenário. Ao fazer um apelo para os parlamentares pensarem no Brasil no momento de votar, parte dos presentes no plenário o vaiaram.

– Venho pedir bom senso, equilíbrio aos senhores…Votem pensando no Brasil, com patriotismo – disse Lorenzoni.

Depois dessa sua fala, se ouviram as vaias. Seu discurso se deu no momento em que os deputados discutiam se a votação do texto se daria de forma nominal, quando os parlamentares são obrigados a registrar voto no plenário e se identificarem. Mas o próprio partido do relator, o Democratas, votou contra essa possibilidade.

Ele defende que o texto só seja analisado na próxima semana.

– Usem os próximos dias para ler o relatório e aí, na próxima semana, com votação nominal, vamos analisar. Não podemos dar cursos à insanidade, ao oportunismo barato – disse.

O deputado se refere a informações de um suposto acordo para incluir na proposta a anistia ao caixa dois eleitoral.

– Não é possível que o Parlamento brasileiro ache que pode tratar uma proposta desta envergadura sem prudência e sem respeitar os dois milhões e quatrocentos brasileiros que emprestaram a sua assinatura e seu aval a esse projeto – afirmou.

Por 312 votos a 65, além de duas abstenções, foi aprovada hoje a urgência para o projeto das medidas de combate à corrupção. Com a urgência aprovada, o mérito do projeto poderá ser votado ainda nesta quinta-feira. Os líderes partidários ainda negociam para tentar fazer mudanças no texto do relator, aprovado nesta quarta-feira na comissão especial.