Cotidiano

Relator das 10 medidas contra corrupção diz que Câmara praticou ?vingança'

BRASÍLIA – Relator do texto que acabou sendo desfigurado nesta madrugada na Câmara, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) chamou de ?tragédia? o resultado da votação do projeto sobre as 10 medidas contra a corrupção. Para o deputado, seus colegas foram movidos por ?vingança?.

? O eixo das dez medidas e o sentido de um sistema de combater com a mais eficácia a corrupção foi destruído ? afirmou.

Onyx disse que a aprovação da emenda, de autoria do líder do PDT, Weverton Rocha (MA), que tipifica o crime de abuso de autoridade para juízes e procuradores, foi uma retaliação dos deputados contra os investigadores. Weverton Rocha é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra a administração pública.

? É um desastre, uma tragédia, um divórcio entre Câmara e sociedade. É uma medida eminentemente de retaliação, intimidação, para ameaçar. Foi a pior saída que a Câmara usou ? disse.

Para o deputado, caso a medida seja aprovada no Senado e sancionada pelo presidente da República, deve haver reação para derrubá-la no Supremo.

? A Câmara ontem praticou uma vingança contra o Ministério Público e o Judiciário. A resposta possível, se isso for confirmado no Senado e for à sanção, é uma ação de inconstitucionalidade no Supremo ? pontuou.