Cotidiano

Relator da PEC da Previdência protocola parecer favorável na CCJ da Câmara

BRASÍLIA – O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma da Previdência, protocolou nesta quinta-feira parecer favorável ao texto enviado pelo governo do presidente Michel Temer na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados.

O relator disse à Agência Câmara Notícias que seu parecer trata apenas da admissibilidade da proposta, não do mérito, mas reconheceu que, ao analisarem o parecer, os membros da comissão devem debater o mérito da matéria.

Presidente da CCJ, Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse que o relatório deve ser lido na comissão na segunda-feira e votado na quarta,

Com a aprovação da PEC na CCJ, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), poderá determinar a criação de uma comissão especial para analisar a reforma da Previdência.

A estimativa de Maia é de que a reforma da Previdência seja aprovada na Câmara em fevereiro ou início de março. As mudanças no sistema previdenciário são apontadas pelo governo Temer como fundamentais para garantir a sustentabilidade da Previdência e reequilibrar as contas públicas.