Cotidiano

Relator acata parcialmente recurso de Cunha na CCJ e pede anulação de decisão do Conselho de Ética

CCJ AO VIVO

BRASÍLIA ? Em reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, nesta quarta-feira, o relator Ronaldo Fonseca (PROS-DF) acolheu parcialmente o recurso do presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acatando o argumento de que a votação de mérito do processo dele no Conselho de Ética tem que ser anulada.

A votação aconteceu no último dia 14 de junho. A defesa alegou que o conselho não poderia ter feito a votação nominal com chamada individual de cada um dos integrantes. Segundo Fonseca, a votação tem que ser anulada por não seguir as regras regimentais.

201607061059162271.jpg

Cunha ? 06/07

Fonseca cercou seu voto de mistério, pedindo para que fosse lacrado e só hoje, com a leitura em plenário, o teor fosse conhecido. O suspense continuou porque logo pela manhã rumores de que Cunha poderia comparecer e se defender pessoalmente também movimentaram a sessão. Sua assessoria informou que ele entrou com petição no Supremo para garantir o direito dele de estar presente na sessão, mas pelo Twitter, Cunha avisou que não comparecerá hoje, já que é só a leitura, mas que comparecerá para a discussão, prevista para a próxima semana.

A expectativa ? tanto de aliados de Cunha, quanto de seus adversários ? era de que Fonseca, considerado aliado de Cunha, acatesse pontos levantados pela defesa, na tentativa de ajudar o presidente afastado.

A votação na CCJ só deverá acontecer na próxima semana e o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), avisou que a votação em plenário do processo contra Cunha só acontecerá em agosto, após o recesso branco nas duas últimas semanas de julho.