Cotidiano

Rejeitado o projeto de cooperação entre Cascavel e Beitunia

Foram seis votos favoráveis contra 13 contrários

Cascavel – Sem qualquer justificativa, a maioria dos vereadores de Cascavel rejeitou o projeto de lei oriundo do Executivo que declarava a irmandade entre o município e a cidade de Beitunia, na Palestina.

Foram seis votos favoráveis contra 13 contrários sem pronunciamento dos parlamentares que arquivaram a proposta. Porém, a questão religiosa teria sido determinante para que a proposta enviada pelo prefeito Edgar Bueno (PDT) fosse rejeitada em plenário.

O ponto de discórdia foi a inclusão na matéria da cooperação entre Cascavel e a cidade palestina. O pedido foi feito pelo vereador Paulo Porto (PCdoB), que recentemente integrou uma comitiva brasileira que visitou a Palestina.

Porto apresentou a proposta de cooperação entre as duas cidades ao prefeito, que acatou a ideia. Porém, as bancadas católica e evangélica teriam se unido para votar contra o projeto de lei, alegando que se aprovassem a matéria estariam apoiando interesses contrários a Israel, que vive um conflito histórico com os palestinos. 

O resultado da votação foi uma surpresa, sobretudo para o vereador Paulo Porto, um dos líderes da oposição.

“O embaixador brasileiro tem pedido para federações dos municípios viabilizem parcerias com as cidades palestinas com moradores brasileiros, visando ao turismo e projetos estratégicos. Porém, hoje (ontem) tivemos uma vitória da desinformação, do preconceito e da mediocridade desta Casa de Leis”, criticou Porto. 

Além de Beitunia, o projeto de lei declarava Cascavel cidades-irmãs de Cascavel, no Ceará e Saint-Hyacinthe, no Canadá.