Cotidiano

Reitor reeleito, Cascá toma posse de olho no orçamento deste ano

Cascá elegeu como prioridade efetivar recursos para os cinco campi da instituição

Cascavel – Foi empossado na tarde de segunda-feira (4) o reitor reeleito da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Paulo Sérgio Wolf, o Cascá, em ato solene com a presença do secretário em exercício da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio.

Em entrevista, Cascá elegeu como prioridade no início do seu segundo mandato efetivar os recursos para os cinco campi da instituição (Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Toledo), além do HU (Hospital Universitário).

Cascá foi reeleito ao cargo de reitor em outubro do ano passado com 53,8% dos votos válidos, para um mandato de quatro anos. Cascá fez dobradinha com o candidato a vice-reitor Moacir Piffer. Ambos foram empossados no mesmo ato pelo secretário em exercício da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 22 de dezembro de 2015 e assinado pelo governador Beto Richa (PSDB). Ao ser reeleito, Cascá disse que o resultado das urnas confere à sua gestão uma responsabilidade “dobrada”, em especial rumo ao fortalecimento do ensino universitário. 

Ao assumir o novo mandato, o reitor disse estar com os “pés no chão” diante dos compromissos que assumiu durante a campanha com a comunidade universitária. Um dos primeiros atos da nova gestão, segundo ele, é efetivar os recursos destinados os cinco campi e também ao HU.

O orçamento previsto para este ano é de R$ 420 milhões, enquanto o do ano passado era em torno de R$ 370 milhões.

“Nossas primeiras ações serão de verificar as demandas dos câmpus e também do HU”, disse.

Em outra frente, o novo reitor pretende enviar uma equipe técnica para Porto Alegre (RS) para verificar os modelos de gestão fiscal e de inovação tecnológica empregados pela Unisinos.

“A nossa ideia é buscar experiências de sucesso na Unisinos, sobretudo na área de incubadoras. Essa será uma das prioridades da gestão a fim de ajudar o desenvolvimento regional nessa área tecnológica, mas sem esquecer a saúde e a educação. Além disso, temos que formar bons profissionais e cumprir a função social da universidade”, afirmou Cascá.