Cotidiano

'Reintegração de posse na Funarte foi correta', diz ministro da Casa Civil

201607251233511719.jpgBRASÍLIA ? O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que a reintegração de posse na Fundação Nacional das Artes (Funarte) nesta segunda-feira no Rio foi feita corretamente, e que foi a última alternativa possível. O movimento Ocupa MinC, que fazia a ocupação no Palácio Gustavo Capanema, onde também fica sede do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da Funarte, é crítico ao presidente interino Michel Temer e pede a volta da presidente afastada Dilma Rousseff ao Planalto.

? O certo é que o prédio é da Funarte. Se eles tiverem invadido, ele passa a não ser disponibilizado. Quando o ministro (Marcelo Calero, ministro da Cultura) disse que não ia ter reintegração de posse, ele confiava que haveria sensibilidade das pessoas ? afirmou Padilha após um almoço no Comando da Aeronáutica, e completou: ? O ministro (Calero) tentou de todas as formas. Quando não se tem mais nenhuma outra atividade que possa ser desenvolvida, se vai ao Judiciário. Foi o que o ministro fez. Na minha opinião, com correção.

Em nota, o Ministério da Cultura afirmou ter recebido denúncias de “depredação do patrimônio público, ameaça aos servidores públicos, uso de drogas, presença de indivíduos armados, além da circulação de menores”. A pasta disse ter buscado “desde o final do mês de maio de 2016 a construção do diálogo e da conciliação”.