Cotidiano

Reino Unido: Gays condenados por crimes sexuais hoje abolidos serão perdoados na Justiça

alan-turing-homosexual-gay-lgtb-sarah-abilleira-ponte-en-mi-piel.jpg

RIO – Milhares de gays e bissexuais condenados por crimes de ofensa sexual hoje abolidos irão receber um perdão póstumo automático no Reino Unido, segundo anunciou o ministro da Justiça Sam Gyimah ? que classificou a medida como ?enormemente importante?. As informações são da ?BBC News?.

A proposta do governo honra um compromisso estabelecido com o perdão póstumo real, em 2013, dos ?crimes? cometidos pelo gênio da computação da Segunda Guerra Mundial Alan Turing ? ele se suicidou após uma intensa perseguição e a condenação por ?indecência? por ser homossexual. Por isso, a suspensão de condenações por ofensa sexual anteriores à descriminalização da homossexualidade no Reino Unido está sendo chamada de a ?Lei Turing?.

Hoje, qualquer um que foi condenado por estes crimes pode, no Reino Unido, pedir em cartório que sua ficha criminal seja limpa. O que a nova proposta faz é tornar este processo automático.

? É enormemente importante que perdemos pessoas condenadas por ofensas sexuais que hoje seriam inocentes de qualquer crime hoje ? afirmou Gyimah.

No Reino Unidos, a homossexualidade foi descriminalizada nas diferentes regiões ao longo das décadas de 60, 70 e 80.

Mas George Montague, um ativista gay condenado em 1974 por indecências com um homem, afirma que quer um pedido de desculpas ? e não o perdão por crimes.

? Aceitar o perdão significa aceitar que você foi culpado. Eu não fui culpado de nada. Só de estar no lugar errado na hora errada ? afirmou à BBC.