Cotidiano

Reino Unido fora da União Europeia é risco a crescimento global, diz G-7

ISE-SHIMA, JAPÃO – No documento apresentado nesta quinta-feira sobre os trabalhos da Cúpula do G-7, que reúne líderes das principais economias do mundo, destaca que se o Reino Unido votar pela saída do país da União Europeia isso representaria ?sério risco ao crescimento global?, informou a BBC News. O grupo de líderes argumenta que a decisão reverteria a tendência de crescimento do comércio global, de investimentos e empregos.

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, que participou do encontro, declarou que os líderes não discutiram a potencial saída do Reino Unido do bloco europeu, mas que era consenso o desejo de que o país permaneça.

?Não foi assunto tratado aqui. Mas houve a sinalização de que todos que aqui estiveram querem que o Reino Unido siga pertencendo à União Europeia?, disse a primeira-ministra à imprensa em paralelo a realização do evento, segundo a Reuters. ?Mas a decisão vai depender dos eleitores britânicos?.

O G-7 expressou preocupação quanto aos riscos para a economia mundial e se comprometeu a buscar crescimento sólido e sustentável. No comunicado divulgado, os líderes se comprometeram também em evitar as ?desvalorizações competitivas? de suas moedas ao passo em que fizeram alertas sobre variações cambiais excessivas.

O anúncio representa ainda um acordo entre o Japão, que ameaçou intervir para frear a forte apreciação do iene, e os Estados Unidos, que muitas vezes se opõem a intervenções de mercado.

?O crescimento global continuará moderado e abaixo de seu potencial, enquanto que os riscos de uma expansão fraca persistem?, informou o G-7. ?O crescimento mundial é nossa prioridade urgente?.