Cotidiano

Reino Unido e Turquia criarão grupo de trabalho sobre comércio após Brexit

DIPLOMACY-TURKEY-BRITAIN-POLITICSANCARA ? A Grã-Bretanha e a Turquia chegaram a um acordo para criar um grupo de trabalho com o objetivo de estimular comércio bilateral assim que for concretizada a saída britânica da União Europeia, disse, neste sábado, a primeira-ministra britânica, Theresa May.

brexit_2501

“Acertamos que teremos um grupo de trabalho comum para preparar nossos intercâmbios comerciais pós-Brexit”, disse May depois de um encontro com o presidente Recep Erdogan, que reafirmou que sua meta é aumentar em um terço o comércio bilateral, passando de US$ 15,6 bilhões para US$ 20 bilhões por ano.

Em um comunicado conjunto também informaram sobre um acordo de cooperação para desenvolver um caça.

May, que visita a Turquia após uma viagem a Washington em que encontrou-se com o presidente Donald Trump, está realizando sua primeira viagem ao exterior como primeira-ministra, promovendo acordos comerciais para fortalecer sua posição nas negociações para sair da União Europeia.

A primeira-ministra britânica chegou neste sábado à capital turca para se reunir com as autoridades em uma viagem destinada a impulsionar as relações comerciais após o Brexit. Além de se reunir com Erdogan, May se encontrará com o primeiro-ministro Binali Yildrim. A chefe de governo britânica se diferencia, assim, dos outros dirigentes da União Europeia pouco dispostos a viajar para a Turquia devido aos expurgos ocorridos após o golpe de Estado frustrado de 15 de julho.

Como manda a tradição, ao chegar a Ancara, May se dirigiu primeiro ao mausoléu de Atatürk para deixar uma coroa de flores e, depois, se dirigir ao palácio presidencial.

A Turquia, oficialmente candidata a entrar na União Europeia desde os anos 1980, sempre recebeu Londres. Mas o referendo sobre o Brexit privou Ancara de seu aliado nos assuntos europeus e, por conta disso, os dois países tentam dar uma nova dinâmica à relação, fora das dimensões da União Europeia. Londres busca fechar acordos comerciais reforçados, em consequência da futura saída do Reino Unido da União Europeia e do mercado único europeu.