Cotidiano

Reino Unido apura votos após pesquisas indicarem derrota do Brexit

LONDRES ? Enquanto importantes pesquisas divulgadas durante o dia de votação indicaram que a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) sairia vitoriosa, as primeiras apurações mostram que os índices de participação são maiores que os das eleições gerais de 2015. Apoiadores do chamado Brexit (saída britânica) deram indicações de provável derrota em discursos, apesar de não admitirem.

Apesar das fortes chuvas e enchentes, as urnas fecharam na hora esperada após um dia caótico em Londres e várias outras cidades. Políticos de todos os partidos políticos envolvidos na votação agradeceram aos eleitores. No entanto, o tempo instável prejudicou a participação dos britânicos na consulta popular, indicaram jornais e redes de TV locais diretamente dos centros de votação.

CONTEÚDO BREXIT PAPEL 2306

Nos primeiros resultados oficiais, as urnas de Gibraltar deram vantagem massacrante de 96% a 4% pela permanência. Com 20 mil eleitores que foram às urnas, o estreito, vizinho da Espanha, já tinha expectativa de vitória fácil pela manutenção da relação direta com a UE.

Em Newcastle-upon-Tyne, primeiro local com apuração divulgada dentro do território, a permanência passou com cerca de 50,7%, menor que o esperado. Em Sunderland, onde a vitória do Brexit era esperada, foi maior ainda: quase 62% a 38%.

SINAIS DE PERMANÊNCIA

A aguardada consulta da YouGov, que não é uma boca de urna formal (afirma ser uma sondagem de intenção de voto com diferentes grupos de eleitores, com menor margem de erro), indicou com base em 5 mil eleitores a vantagem do “Remain” (permanecer) por 52% a 48%. A pesquisa consolidou a avaliação do instituto sobre o resultado, que nos últimos dias teve uma reviravolta contra o “Leave” (sair).

Já a Ipsos, especializada em sondagens políticas, indicou uma estimativa de vitória do “Remain” por 54% a 46%, com base em consultas feitas durante quarta e quinta-feira. Na última consulta, a empresa havia estimado em 52% a 48%.

Já Peter Kellner, ex-presidente do YouGov, estimou com base em cálculos matemáticos uma derrota do Brexit por cerca de 8,5 pontos percentuais.

Enquanto o drama da ausência de resultados continuava logo que as urnas fecharam, o líder pró-Brexit do Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido), Nigel Farage, disse que “a opção pelo permanência parece ter superado a saída”.

? Foi uma campanha extraordinária, com participação excepcionalmente alta ? disse ele à Sky News. Apesar de seu partido negar que ele tivesse admitido derrota, ele disse depois que “as pesquisas do mercado financeiro já indicavam” o provável resultado.

Pouco após os primeiros resultados, 84 parlamentares conservadores mandaram uma carta ao primeiro-ministro, David Cameron, agradecendo-o por convocar a votação e dizendo que “ele tem o dever de continuar liderando a nação, independente do resultado”. Entre os signatários, estão os correligonários Boris Johnson e Michael Gove, os dois maiores partidários pela saída. De acordo com a Sky News apoio, os riscos apontados por analistas de que Cameron renunciaria ao cargo caso o Brexit passe poderiam se dissipar.

Chuvas torrenciais atrapalham votação decisiva em Londres

TEMPO ATRAPALHA

O apoio à permanência chegou a 55%, ante 45% que defendem a saída britânica do bloco. O dado é de uma pesquisa online divulgada no Twitter, enquanto a votação do referendo britânico estava em andamento. Segundo o instituto Populus, que realizou o levantamento, foram entrevistadas 4.700 pessoas na terça e na quarta-feira.

Outras pesquisas de intenção de voto na véspera mostravam divisões sobre o Brexit (abreviação de British Exit, que significa ?Saída Britânica? em inglês), com algumas sondagens colocando o apoio à permanência no bloco na frente, e outras indicando maior respaldo à saída. Os níveis de indecisos continuam acima dos 10%, podendo definir a disputa.

Em Londres, alguns centros de votações atrasaram para abrir ou foram obrigados a fechar as portas por conta das enchentes. Em outras partes do país, moradores relatam dificuldades para chegar às urnas, e muitos eleitores ficaram sem poder dar seu votos, raios e veículos presos.

A previsão era que em poucas horas caia toda a chuva esperada para o mês inteiro na capital britânica. Durante a noite, tempestades alagaram ruas, casas e estabelecimento comerciais. O transporte público sofreu alterações, e bombeiros receberam cerca de 500 chamadas por conta de incidentes envolvendo inundaçõe

Os primeiros eleitores começaram a votar nesta manhã, e as urnas permaneceram abertas até as 22h (horário local). Mais de 46 milhões estão registradas para responder à pergunta: ?O Reino Unido deve continuar sendo um membro da UE ou deve sair do bloco??.201606230740053279_AP.jpg

Farage afirmou que o tempo ruim poderia favorecer a saída da UE. O seu argumento é que os jovens, mais inclinados à permanência no bloco, têm menos tempo para esperar a chuva melhorar e ir ao centro de votação.

Mas, por outro lado, os idosos, em geral mais favoráveis ao Brexit, não trabalham e, por isso, têm o dia todo para ir às urnas.

? Tudo depende da participação e de que os grupos pró-UE fiquem em casa ? disse Farage.

SOCIEDADE RACHADA

A disputa sobre o Brexit gerou uma polarização que deixará marcas. Se o Leave (de ?sair?) vencer, as consequências econômicas poderão sacudir os mercados e o premier David Cameron dificilmente conseguirá se manter no cargo. Se o Remain (de ?permanecer?) ganhar, o governo precisará enfrentar a frustração de uma imensa parcela da população que demonstrou não confiar na UE.

Na quarta-feira, o clima de sociedade rachada pode ser sentido nas ruas de Londres. Em frente ao Parlamento, enquanto flores eram colocadas para lembrar a parlamentar Jo Cox, defensora da integração europeia assassinada por um neonazista, uma ativista carregava um cartaz com xingamento à UE. Nas estações de metrô, o jornal ?Evening Standard? era distribuído gratuitamente e pedia na primeira página votos para o Remain. Mas quem lesse tabloides populares como ?The Sun? e ?Daily Express? encontraria mensagem oposta.Cameron vota no referendo sobre a permanência na UE

As últimas sondagens mostram que a retórica anti-UE, que inclui severas críticas à política de imigração, continua a ter forte apelo. Uma pesquisa do instituto Opinium registrou 45% das intenções de voto para o Brexit contra 44% para o Remain. A TNS, por sua vez, deu 43% para o Brexit, e 41% para o campo pró-UE. Já o YouGov indicou 51% para a permanência e 49% para a saída, enquanto a Comres apontou 48% contra 42%, respectivamente.

BRITAIN-EU-VOTE-BREXIT-GME2PGOHO.1.jpg