Cotidiano

Rei Felipe incia rodada de conversas para destravar impasse político

201608311629002738_RTS.jpgMADRI ? O rei Felipe começou nesta segunda-feira mais uma rodada de conversas com líderes políticos e se espera que ele encarregue o presidente do governo interino, Mariano Rajoy, de tentar formar um novo governo para pôr fim a quase dez meses de paralisia política na Espanha.

Rajoy praticamente assegurou um novo mandato depois que o PSOE aprovou, no último domingo, a abstenção em uma sessão de posse no Parlamento marcada para os próximos dias, colocando fim à sua postura de rejeição ao líder conservador.

Duas eleições inconclusivas desde dezembro passado frustraram as tentativas de Rajoy de formar um governo. Seu partido ? PP ? foi o mais votado nas duas eleições, mas não conseguiu maioria suficiente no Parlamento e precisou de apoio externo para formar um governo minoritário.

As reuniões com o rei Felipe começaram na segunda-feira e terminarão na terça-feira, quando irá receber Rajoy. Salvo grandes surpresas, Rajoy seria empossado como presidente no prazo de uma semana.

O líder conservador elogiou nesta segunda-feira ?a decisão importante e muito razoável? do PSOE, da oposição, de permitir a continuidade de seu governo com a abstenção.