Cotidiano

Rei da Espanha encarrega Rajoy de formar novo governo

SPAIN-POLITICS_MADRI ? O presidente interino da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou nesta terça-feira que aceitou a ordem do rei da Espanha de tentar formar governo, depois que os socialistas levantaram o veto ao líder conservador no fim de semana. A indicação vem após dez meses de paralisia política no país.

? O rei me encarregou de voltar a submeter minha candidatura à investidura como presidente do governo e eu aceitei ? disse Rajoy à imprensa, comemorando a possibilidade de que consiga acabar com o impasse.

Rajoy praticamente assegurou um novo mandato depois que o PSOE aprovou, no último domingo, a abstenção em uma sessão de posse no Parlamento marcada para os próximos dias, colocando fim à sua postura de rejeição ao líder conservador.

Duas eleições inconclusivas desde dezembro passado frustraram as tentativas de Rajoy de formar um governo. Seu partido ? PP ? foi o mais votado, mas não conseguiu maioria suficiente no Parlamento e precisou de apoio externo para a formação de um governo minoritário.

O líder conservador elogiou na segunda-feira ?a decisão importante e muito razoável? do PSOE, da oposição, de permitir a continuidade de seu governo através da abstenção.

Rajoy sinalizou que a resolução aprovada em votação interna pelo partido socialista tem coisas boas que podem ser abordadas.

Entre outros pontos, o documento defende que a reforma trabalhista seja revogada o quanto antes e que se convoque empresários e sindicatos para um “diálogo social”.